Na última sexta-feira (31), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, para discutir assuntos referentes ao Código Florestal com pequenos agricultores e organizações ambientalistas. A ministra escutou as sugestões das entidades presentes e encorajou a organização de manifestações em defesa do Código.
Roberto Baggio, representante do MST e da Via Campesina, defendeu que não há necessidade de se aprovar um novo código que permita a expansão da área de plantio. Ele criticou o modelo de agricultura praticado por grandes produtores do estado, que desrespeita os ciclos naturais, prejudicando o meio ambiente para obter mais capital.
Carlos Demeterco, estudante de zootecnia e membro do grupo Ecoberrantes também criticou o modelo de agricultura exploratória. Demeterco também posicionou-se contra a aprovação da emenda ao Código Florestal proposta pelo deputado Aldo Rebelo e convidou todos os presentes a participarem de uma manifestação organizada por uma frente composta por diversas organizações da sociedade civil. A passeata acontecerá no dia 28 de abril, na praça Santos Andrade, em Curitiba.
Hoje (04), em São Paulo, a ministra afirmou que o governo já está próximo de apresentar uma nova proposta para o Código Florestal, em trâmite no Congresso. "Estamos na reta final de consolidar uma proposta que seja convergente e de consenso".
|