BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
05 de junho - Dia do Meio Ambiente
Salamuni fala sobre as conquistas para Curitiba nos últimos quatro anos.
Fonte Paulo Salamuni - 05/06/2017 - 13h08min Imprimir
05 de junho - Dia do Meio Ambiente

CURITIBA E MEIO AMBIENTE TUDO A VER!

Nos últimos 4 anos, o Partido Verde teve a oportunidade de participar ativamente da administração de Curitiba, ao lado do então prefeito Gustavo Fruet, e desenvolveu diversas ações com o objetivo de proteger e promover o Meio Ambiente em nossa Cidade. Tais ações conquistaram à Curitiba novamente o título de cidade mais sustentável da América Latina e trouxeram mais qualidade de vida aos milhares de Curitibanos e Curitibanas que aqui residem.
Hoje, no Dia do Meio Ambiente, gostaria de relembrar algumas destas conquistas tão importantes para o futuro na nossa Cidade para que possam amplia-las e continuar fazendo de Curitiba a referencia que ela é hoje.

- Em 4 anos, Curitiba ganhou quase 9 milhões de m2 de unidades de conservação. O número representa 3 vezes mais áreas verdes que a soma dos 20 anos anteriores. Um recorde absoluto em toda a história da cidade.

- Criamos as Estações Sustentabilidade. Pontos que coletam 14 tipos diferentes de resíduos recicláveis e foram responsáveis pela coleta de 34 toneladas de resíduos até o fim de 2016.

- Com a Lei Municipal n˚ 14.587/15 estimulamos a preservação de reservas particulares.

- Mais de 50 toneladas de lixo foram retiradas dos rios da cidade.

- Construímos 6 novos barracões do projeto EcoCidadão, que permitem a triagem de 970 toneladas de resíduos recicláveis por mês.

- Criamos a Guarda Municipal de Proteção Animal.

- Realizamos diversos programas de Educação Ambiental como o Re-nascentes, Bosque-Escola, Maratona da Sustentabilidade, entre outros.

- O programa Câmbio Verde, trocou mais de mil toneladas de alimentos por 3,3 toneladas de lixo reciclável, beneficiando 67 mil pessoas.

- Outras ações que afetam indiretamente o Meio Ambiente, como a criação de novas ciclovias e ciclofaixas, troca de iluminação pública por lâmpadas de LED, programas de regularização fundiária, saneamento, ónibus híbridos, entre diversas outras ações também foram realizadas.

Por tudo isso Curitiba se tornou uma das 4 cidades mais “verdes” do mundo segundo o jornal The Guardian; a mais sustentável, limpa e arborizada da América Latina segundo o Green City Index. É a única cidade do Brasil incluída na lista das 28 cidades mais limpas do mundo e, segundo a UNESCO, está entre as 15 cidades mais lindas do mundo.
Curitiba, como sempre, é motivo de orgulho para todos nós. E com trabalho serio e dedicado ela pode e deve ser ainda melhor. Parabéns a todos que fizeram parte deste trabalho incrível, em especial ao prefeito Gustavo Fruet e o secretário do Meio Ambiente Renato Lima, o superintendente Raphael Rolim, ambos do Partido Verde, e espero que este trabalho seja apenas uma pequena semente de uma grande transformação para nossa cidade, pais e mundo.
Feliz dia do Meio Ambiente Curitiba!

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite