BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Salamuni participa da Semana Acadêmica de Direito da PUC-PR
Evento foi realizado pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto - CASP.
Fonte Paulo Salamuni - 18/10/2017 - 11h42min Imprimir
Salamuni participa da Semana Acadêmica de Direito da PUC-PR

No dia 12 de janeiro de 1984, cerca de 30mil pessoas se reuniam na Boca Maldita, em Curitiba, para aquele que seria o primeiro comício das “Diretas Já” realizado no Brasil. O encontro, “amadoramente” convocado, surpreendeu tanto integrantes do movimento quando opositores e fez ecoar o grito das Diretas Já por todo o país. Neste cenário, a participação do Movimento Estudantil, com Centros Acadêmicos e Diretórios Estudantis, foi ativa e decisiva para a realização deste que veio a se tornar um dos maiores movimentos populares da história do Brasil. 

A importância do Movimento Estudantil neste cenário foi o tema da palestra realizada pelo Procurador Paulo Salamuni, durante a abertura do painel II da 2a Semana Acadêmica de Direito realizada pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto - CASP.
 
Salamuni, que foi presidente fundador do CASP de 1980 a 1984, participou destes movimentos e teve a oportunidade de contar aos presentes algumas curiosidades da época. “fomos nós, estudantes, os grandes percursores deste movimento. Nós fomos até a Rua XV pregar faixa, montar palanque, instalar microfone, convidar pessoas, mas não tínhamos ideia da dimensão do que estávamos fazendo. Hoje, podemos dizer que, de certa forma, cada um de nós, da sua maneira e dentro das suas possibilidades, mudou a história do nosso país”.  
 
Durante sua fala, Salamuni aproveitou para trazer algumas fotos históricas do CASP na sua época e fez um panorama entre diversas pessoas que, assim como ele, participaram destes movimentos e hoje ocupam posições importantes em nossa sociedade, como o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, a ex-vice-prefeita Mirian Gonçalves, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, entre outros.   
 
A Segunda Semana Acadêmica de Direito tem como tema deste ano “uma análise jurídica acerca do contexto social e econômico”, e acontecerá entre os dias 16 e 20 de outubro, na PUC-PR.
 
Informações detalhadas a respeito dos painéis e da forma de inscrição podem ser encontradas no evento abaixo.
 
 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite