BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Especialistas dizem que falta de planejamento é grande empecilho à ciclomobilidade
“No Brasil o planejamento funciona mais pra combater o incêndio que para evitá-lo; as medidas são, geralmente, tardias”
Fonte Paulo Salamuni - 23/02/2012 - 23h57min Imprimir
Especialistas dizem que falta de planejamento é grande empecilho à ciclomobilidade

No primeiro painel do Fórum Mundial da Bicicleta, urbanistas e acadêmicos foram unânimes em apontar a falta de planejamento do poder público como o maior impedimento para a disseminação da bicicleta como meio de transporte. “No Brasil o planejamento funciona mais pra combater o incêndio que para evitá-lo; as medidas são, geralmente, tardias”, disse o professor do Laboratório de transportes da UFRGS, João Fortini Albano.

Além de Albano, participaram do Painel o urbanista Ricardo Corrêa, da TC Urbes consultoria em urbanismo; o presidente da Green Mobility, Lincoln Paiva e a diretora da Embarq Brasil, Daniela Facchini,

Para Albano planejamento resulta em integração dos modais e ciclovias em rede. “Uma ciclovia isolada não muda a cultura da mobilidade de uma cidade”, disse. Como instrumento para um planejamento bem feito ele ressaltou a importância da legislação que regula a mobilidade no país.

A revisão da Lei Orgânica de Curitiba, relatada pelo vereador Paulo Salamuni e aprovada no final do ano passado, traz conceitos modernos nos artigos relativos à mobilidade, que dão prioridade ao transporte coletivo e ao transporte não motorizado.

Outro ponto pacífico entre os palestrantes é que no Brasil a bicicleta não funciona como símbolo de modernidade, de cidades dinâmicas que conseguiram se adaptar às necessidades. No país, a bicicleta ainda é vista como um estereótipo de pobreza, o que dificulta sua aceitação. “O ciclista tem que se sentir orgulhoso por estar consciente de nosso impacto no ambiente. Temos que fazer campanhas de valorização da opção pela bicicleta”, disse o presidente da Green Mobility, Lincoln Paiva.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite