BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Derosso renuncia à presidência da Câmara
No momento em que foram confirmadas as 30 assinaturas da representação que pedia sua destituição do cargo, foi lida sua renuncia.
Fonte Paulo Salamuni - 12/03/2012 - 18h49min Imprimir
Derosso renuncia à presidência da Câmara

O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) renunciou à presidência da Câmara Municipal de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (12). No momento em que foram confirmadas as 30 assinaturas da representação que pedia sua destituição do cargo, o vereador Sabino Picolo, presidente em exercício, leu a carta de renuncia do, agora ex-presidente do Legislativo Municipal, João Claudio Derosso.

De acordo com o vereador Paulo Salamuni, essa renuncia é fruto de uma pressão constante da sociedade e de alguns vereadores da Casa. “A bancada do Partido Verde e a bancada de oposição foram incansáveis nesta luta pela transparência no Legislativo. A saída do vereador João Claudio Derosso da presidência representa o fim de um ciclo na Câmara de Curitiba. Uma vitória para a instituição, uma vitória para a sociedade. Enfim, um passo para um Legistaivo mais transparente”, disse Salamuni.

A saída de Derosso foi precedida por uma série de investigações, internas e externas, a respeito dos contratos de publicidade que a Câmara firmou durante a presidência do vereador tucano. Dentro da Casa, o vereador foi investigado pelo Conselho de Ética e por uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que em seu relatório oficial não apontou Derosso como responsável pelas irregularidades. Entretanto, um relatório paralelo apresentado pelos vereadores Paulo Salamuni (PV) e Pedro Paulo (PT), apontava, claramente, a responsabilidade do ex-presidente e pedia seu afastamento definitivo da presidência, fato que agora, três meses depois, se concretiza.

“Desde o início mantivemos uma postura de defesa da instituição, de investigação profunda e de transparência plena. Fomos até à justiça para garantir a transparência dos processos de investigação, tudo isso para assegurar um novo ciclo para a Câmara Municipal de Curitiba, é isso que iniciamos agora”, disse Salamuni.

Derosso, que ocupou a presidência do Legislativo por 15 anos, disse em sua carta de renuncia que sai do cargo para preservar seus pares e a instituição Câmara Municipal de Curitiba.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite