BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
UFPR homenageia professor Riad Salamuni
A cerimônia faz parte da comemoração dos 100 anos da UFPR, que realiza todos os meses, até dezembro, eventos para celebrar o centenário.
Fonte Paulo Salamuni - 20/06/2012 - 16h57min Imprimir
UFPR homenageia professor Riad Salamuni

A Universidade Federal do Paraná homenageou na manhã desta terça-feira (19) a Escola de Engenharia e os pioneiros dos setores de Tecnologia e de Ciências da Terra. A cerimônia faz parte da comemoração dos 100 anos da UFPR, que realiza todos os meses, até dezembro, eventos para celebrar o centenário. Dentre os homenageados, estava Riad Salamuni, geólogo, professor e primeiro reitor da democratização da UFPR. A homengem foi entregue a sua viúva, Hôda Salamuni.

Além de Riad Salamuni, pai do vereador Paulo Salamuni, também recebeu homenagem póstuma o ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda, engenheiro, professor, diretor da Escola de Engenharia e Ministro da Educação.

Profissionais que marcaram de diversas formas tanto a Escola quanto os Setores, também receberam um certificado das mãos do reitor Zaki Akel Sobrinho e do vice-reitor Rogério Mulinari. Para Cyro Corrêa Lyra, arquiteto formado na primeira turma do curso na UFPR, estar presente no evento é um honra, tendo trabalhado mais de 20 anos na Universidade. Dentre os contemplados pela homenagem, estão ainda Jaime Lerner e Luiz Forte Neto, também da Arquitetura e Urbanismo; Rubens Meister, da Engenharia Civil; Helio Irani da Motta e Camanducaia, Herbert Wiegand Leyser e Joaquim Telêmaco Carneiro, da Engeharia Elétrica; Gregório Bussyguin e Laertes Bertoli Guimarães, da Engenharia Mecânica; Moacir Kaminski Nilton Emílio Bührer, da Engenharia Química; Carlos Ricardo Soccol, de Engenharia de Bioprocessos; João José Bigarella, Geólogo e Geógrafo e Engenheiro Químico; Camil Gemael, da Engenharia Cartográfica; servidor aposentado Leonardo José da Silva, e Rodiney de Souza; Enedina Marques, primeira aluna mulher e negra do Setor de Tecnologia; e Saul Gonçalves D’Ávila, aluno do curso de engenharia química.

“No momento estamos rememorando quem ajudou a construir essa Universidade. Olhando para trás, nos inspiramos nestas personalidades que serviram tanto à Universidade quanto ao Estado e ao País. Somos hoje uma universidade cidadã, com ótimos programas de pesquisa e pós-graduação e com o de extensão e cultura cada vez mais desenvolvido.”





 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite