BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Legislativo presta homenagem ao centenário da UFPR
A homenagem destaca a lei municipal n° 10.236/2001, que institui como símbolo da cidade o prédio histórico da instituição, localizado na Praça Santos Andrade.
Fonte Paulo Salamuni - 18/12/2012 - 11h36min Imprimir
Legislativo presta homenagem ao centenário da UFPR

A Câmara de Curitiba inaugurou, nesta segunda-feira (17), placa alusiva ao centenário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), celebrado nesta quarta (19). A homenagem destaca a lei municipal n° 10.236/2001, que institui como símbolo da cidade o prédio histórico da instituição, localizado na Praça Santos Andrade.

O Legislativo da capital também promoveu, na tarde desta segunda, solenidade devido ao centenário. A solicitação foi apresentada pelos vereadores Paulo Salamuni (PV) e João Luiz Cordeiro (PSDB). Prestigiada por diversos parlamentares e autoridades, a cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no prédio histórico da instituição.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu de Cordeiro e Salamuni votos de congratulações e aplausos da Câmara, por meio de requerimento aprovado em plenário, no último dia 5. O professor doutor também entregou diploma em homenagem ao Legislativo, pelos serviços prestados à cidade. “Esta é a Casa do saber, da educação, mas sobretudo da cidadania”, disse o docente, no discurso de agradecimento. “Nós queremos continuar trabalhando junto com Curitiba.”

Para o vereador Paulo Salamuni, orador da sessão, a cidade de Curitiba deve muito de seu desenvolvimento à Universidade. “Ciência, política e cultura, que desempenham um papel estratégico na cidade, vêm, em grande parte da Universidade Federal do Paraná. São políticos, legisladores, magistrados, gestores públicos, jornalistas e outros profissionais que saíram desta escola para desempenhar seus trabalhos na cidade de Curitiba”, disse.

A sessão solene teve a participação dos vereadores Aladim Luciano (PV), Algaci Tulio (PMDB), Denilson Pires (DEM), Dirceu Moreira (PSL), Dona Lourdes (PSB), Edson do Parolin (PSDB), Emerson Prado (PSDB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Jonny Stica (PT), Jorge Yamawaki (PSDB), Julieta Reis (DEM), Maria Goretti (PSDB), Roberto Hinça (PSD), Serginho do Posto (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Tito Zeglin (PDT) e Valdemir Soares (PRB). O vereador licenciado Omar Sabbag Filho (PSDB), diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), e o parlamentar eleito para a próxima legislatura Chicarelli (PSDC) também prestigiaram o evento.

O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, representou o prefeito Luciano Ducci, e o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Naim Akel, o governador Beto Richa. Além de Cordeiro, Salamuni e Sobrinho, compuseram a mesa o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, e o diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Ricardo Marcelo Fonseca.

Histórico

No dia 19 de dezembro de 1912, o médico Victor Ferreira do Amaral e Silva iniciou as negociações para a criação da Universidade do Paraná, que primeiramente disponibilizava os cursos de Medicina e Cirurgia, Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Comércio, Farmácia, Odontologia e Obstetrícia.

As atividades da nova universidade, no entanto, só começaram em 1913, como uma instituição particular. Para a construção do prédio, Victor Ferreira do Amaral fez empréstimos pessoais e, por conta própria, iniciou a obra em um terreno doado pela prefeitura.

A partir de 1950, a instituição tornou-se pública e gratuita, sendo que, com a federalização, foi iniciada a construção do Hospital de Clínicas, em 1953.

A expansão também foi marcada pela construção do Complexo da Reitoria, em 1958, e pelo Centro Politécnico, em 1961. Composta por 45 mil pessoas, entre funcionários, estudantes e professores, a UFPR oferece, hoje, 96 cursos de graduação, além de especializações, extensões, mestrados e doutorados. A programação completa das comemorações do centenário da instituição está disponível no site www.ufpr.br.

 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite