BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Salamuni recebe estudantes na Câmara
O objetivo da visita foi informar os jovens sobre a estrutura e funcionamento da Casa, bem como sobre o processo legislativo.
Fonte Paulo Salamuni - 04/04/2013 - 15h17min Imprimir
Salamuni recebe estudantes na Câmara

Na manhã desta quinta-feira (4), a Câmara Municipal recebeu estudantes secundaristas do Colégio Estadual Pietro Martinez. O objetivo da visita foi informar os jovens sobre a estrutura e funcionamento da Casa, bem como sobre o processo legislativo.

O encontro foi aberto pelo Presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV), que falou sobre sua vida profissional e seu ingresso na política, particularmente na Câmara Municipal de Curitiba, onde está há sete legislaturas.

Salamuni explicou aos alunos a divisão dos poderes públicos entre executivo, legislativo e judiciário, observando que cabe ao legislativo elaborar dispositivos legais e fiscalizar os atos do executivo. O vereador falou também sobre a estrutura interna da Câmara. “O funcionamento da Casa depende de servidores efetivos e de funcionários de confiança. Os primeiros se ocupam de viabilizar o processo legislativo, dar encaminhamento ao trâmite que precede a aprovação de um Projeto de Lei. Já os funcionários comissionados trabalham em apoio direto aos vereadores. Eles são responsáveis pelos aspectos políticos e ideológicos da atuação parlamentar. Daí se depreende que ambas as atividades são necessárias e, de certa forma, complementares”, disse Salamuni.

Simulação de Votação
 
Os estudantes, orientados pelo professor Arthur Conceição, realizaram uma simulação de debate e votação em plenário de um tema que lhes diz respeito: o passe-livre para estudantes que se utilizam do transporte público.     Dois alunos foram incumbidos de defender respectivamente a aprovação ou a não aprovação do projeto. Expostos os argumentos, os votantes optaram pela aprovação. Independente do resultado, a ideia principal era a de familiarizar os jovens com a prática legislativa e esse objetivo foi alcançado.
     
   

 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite