BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Em noite solene, Câmara entrega Palácio Rio Branco à cidade
O prédio foi fechado em 2010 para uma obra de restauração estrutural e adaptação para as atuais tecnologias para abrigar novamente os debates políticos da cidade.
Fonte Paulo Salamuni - 28/03/2014 - 15h01min Imprimir
Em noite solene, Câmara entrega Palácio Rio Branco à cidade

O Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba, foi reinaugurado na noite desta quinta-feira (27) em uma sessão solene. O prédio foi fechado em 2010 para uma obra de restauração estrutural e adaptação para as atuais tecnologias para abrigar novamente os debates políticos da cidade. O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), e o prefeito Gustavo Fruet (PDT), fizeram o descerramento da placa que registra a reabertura, acompanhados da vice-prefeita Mirian Gonçalves (PT) e dos demais vereadores e autoridades locais. A ministra da Cultura do Paraguai, Mabel Causarano e o prefeito da cidade paraguaia de Assunção, Arnaldo Samaniego, também estiveram presentes.

“Este é um momento histórico. O povo confiou a estes vereadores a responsabilidade de cuidar deste prédio, desde 1963. Estamos devolvendo à cidade o que é dela e que nós, momentaneamente, estamos cuidando”, disse Salamuni. O prefeito parabenizou os vereadores pelo resgate do prédio. “Este ato, hoje, reabre este espaço maravilhoso, um investimento que demonstra o nosso respeito aos representantes do povo, pelo voto popular de quem reconhece a democracia. Sejam todos bem-vindos ao Palácio Rio Branco”, afirmou.

Em seu discurso, o chefe do Executivo falou sobre a história do prédio e do início da sua vida política. “É um momento de comemoração, mas consciente, lembrando dos períodos difíceis e do porquê de estarmos aqui. Tive, há 18 anos, o privilégio de fazer o meu primeiro discurso aqui, nesta tribuna, quando fui eleito vereador da capital”. Fruet lembrou, ainda, dos desafios que a cidade enfrenta até a realização da Copa do Mundo, com diversas obras que devem ser entregues nos próximos dias e do momento político marcado pela insatisfação de toda a sociedade no país. “Vivemos um instante desafiador. A política está cada vez mais brutalizada e criminalizada, mas reconheço a função desta Câmara na sociedade. Este é o espaço do enfrentamento dos projetos, das ideias”, ressaltou.

O prefeito lembrou que neste ano será discutido o Plano Diretor, que definirá diretrizes de diversos aspectos da cidade para os próximos dez anos. “Temos uma oportunidade de dar um salto. Estamos abrindo o debate do Plano Diretor para o futuro da cidade. Não será imposto. Vamos promover um diálogo aberto com a sociedade, com a participação da Câmara Municipal, para definir o futuro de nossa capital”, garantiu Gustavo Fruet.

Cerimônia com homenagens

O líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), fez uma homenagem aos vereadores e apresentou-os aos convidados. “Fazemos uma reverência especial a esta legislatura, que tem feito a diferença na história da cidade. Os nossos principais homenageados nesta sessão solene são os vereadores, porque representam o povo de Curitiba”. Todos os parlamentares presentes receberam uma pequena réplica do Palácio Rio Branco.

Durante a cerimônia, a ministra da Cultura do Paraguai, Mabel Causarano, recebeu um diploma de participação, das mãos da vice-prefeita Mirian Gonçalves. “Em nome do Governo do Paraguai, tenho a honra de acompanhar esta cerimônia. Felicitações pelo aniversário de Curitiba, cidade onde a qualidade de vida urbana é uma realidade. É um prazer poder estar aqui porque esta capital conjuga inteligência e cultura. É civilizada, e a civilidade não é outra coisa, a não ser o caminhar pela democracia”, elogiou.

Um outro diploma, à cidade de Assunção, que foi considerada cidade-irmã de Curitiba em 1999, pela lei 9.794, foi entregue ao prefeito Arnaldo Samaniego por Gustavo Fruet. “Curitiba é uma cidade sustentável e com ela temos muito o que aprender. Precisamos buscar para Assunção este equilíbrio social e ecológico. Parabéns pela restauração deste formoso edifício, que denota o respeito às origens e o resgate do patrimônio cultural. Isso reforça a imagem de uma capital sustentável”, disse Samaniego.

Com Salamuni, Fruet, Mirian Gonçalves e os representantes do Paraguai, compuseram a mesa o comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, a sub procuradora-geral da Justiça do Estado do Paraná para assuntos jurídicos, Samia Saad Gallotti Bonavides, representando o procurador-geral Gilberto Giacóia. Representando o governador Beto Richa (PSDB) também sentaram-se à mesa o coordenador geral da Copa 2014 e ex-vereador, Mario Celso Cunha, o vereador da Câmara Municipal de Porto Alegre, Carlos Comasseto e a deputada estadual e ex-vereadora Mara Lima.

No início da sessão solene, as bandeiras do Brasil, do Estado do Paraná e de Curitiba foram entronizadas, com o Hino Nacional, executado pela Banda Lyra, sob a regência do maestro Mattoso, e interpretado pelo Coral Thalia, sob a regência do maestro Paulo Khün. No telão do plenário, um vídeo institucional da prefeitura, em homenagem aos 321 anos da cidade, ressaltou seu crescimento e diversos aspectos positivos, como o transporte público e a reciclagem de resíduos.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite