O programa Ciclovida, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, foi tema de uma oficina no 1° Fórum Mundial da Bicicleta, em Porto Alegre. O programa, que foi apresentado por seu coordenador José Carlos Belotto, tem o objetivo de transformar a UFPR em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável, com ênfase no uso da bicicleta.
De acordo com Belotto, a metodologia do programa segue três pontos fundamentais: reuniões de articulação com diversos setores da sociedade; pesquisa e divulgação e o financiamento de projetos.
Um desses financiamentos vai permitir a construção de 300 paraciclos na Universidade. O projeto dos paraciclos, que vai disponibilizar 600 vagas para o estacionamento de bicicletas, foi selecionado em um concurso com estudantes de design da própria UFPR.
Outro ponto destacado por Belotto é a criação do Núcleo de Estudos em Mobilidade Urbana Sustentável, que congrega outras universidades. De acordo com Belotto, as universidades são polos geradores de tráfego de automóveis, portanto pensar soluções para a mobilidade urbana dentro da academia é fundamental.
Para quem deseja saber quais seriam os benefícios de usar a bicicleta diariamente como meio de transporte, o site do programa Ciclovida disponibiliza um simulador de vantagens da ciclomobilidade ativa, que aponta qual seria a economia de dinheiro, de gases emitidos por automóveis e a queima média de calorias.
Faça a simulação no link abaixo
http://www.ciclovida.ufpr.br/?page_id=504
|