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CPI dos contratos de publicidade
Após denúncias veiculadas pela mídia sobre irregularidades na execução e na gestão dos contratos de publicidade da Câmara Municipal de Curitiba, os vereadores da oposição e da bancada de independente do Partido Verde, liderada pelo vereador Paulo Salamuni, iniciaram as articulações para que fosse instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as supostas irregularidades. Ainda que fossem a minoria, sete vereadores assinaram, inicialmente, o pedido de CPI. Com o aumento da pressão popular e da cobertura dos veículos de imprensa, os demais vereadores, mesmo os aliados do ex-presidente João Cláudio Derosso, assinaram a proposição, o que permitiu que a Comissão de Inquérito fosse instalada no dia 12 de setembro de 2011.
Dentro da CPI, a correlação de forças continuou desproporcional: eram sete vereadores da base aliada e apenas dois da oposição, Paulo Salamuni (PV) e Pedro Paulo (PT). A presidência da Comissão ficou com o vereador Emerson Prado, do PSDB, o mesmo partido do vereador João Cláudio Derosso, e a relatoria ficou com um partido aliado, o DEM, de Denílson Pires. “Com o decorrer dos trabalhos de investigação, ficou óbvio que não seria possível uma convergência de conclusões. Durante os procedimentos da CPI, discordávamos com frequência das decisões da presidência e nos restou apenas uma alternativa para garantir o mínimo de seriedade à CPI: redigir um relatório paralelo”.
O relatório paralelo, escrito por Salamuni e Pedro Paulo, trazia três apontamentos fundamentais: a responsabilização do ex-presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, que era o gestor do contrato; o afastamento imediato de Derosso da presidência do legislativo municipal e a suspensão imediata da nova licitação para contratos de publicidade que já estava em andamento. Ainda que o relatório não tenha sido acatado pela maioria da Comissão, as três sugestões que ele trazia foram posteriormente acatadas.
Para ler a íntegra do relatório paralelo, acesse o documento Clique Aqui
 
     


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