Foi instaurado em Curitiba o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, que tem o objetivo de acompanhar os trabalhos da Comissão da Verdade, que vai investigar os crimes cometidos na época da ditadura militar no Brasil. O evento de lançamento do Fórum foi realizado no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, na noite de quinta-feira (12).
O Fórum é promovido por cerca de 50 instituições, entre partidos políticos, entidades de classe, órgãos governamentais e movimentos sociais. Para o vereador Paulo Salamuni, que representou o Partido Verde no evento, os crimes acontecidos na época da ditadura militar devem ser investigados e denunciados. “Quanto melhor conhecermos as barbáries praticadas nesses anos, mais informações nós teremos para evitar que a tirania se repita”, disse Salamuni.
Em seu discurso, Salamuni relatou experiências de seu pai, Riad Salamuni, que foi opositor ao regime militar e, por sua luta em defesa da democracia, sofreu inúmeras perseguições. Riad, que era professor e posteriormente reitor – o primeiro eleito – da UFPR, costumava abrigar em sua casa alunos que estavam sendo procurados por serem opositores ao governo militar.
No lançamento do Fórum estavam presentes diversas autoridades, entre elas, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; o ex-procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o deputado federal Dr. Rosinha; o deputado estadual Tadeu Veneri, além dos vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni, Pedro Paulo e Professora Josete.
|