O vereador Paulo Salamuni protocolou nesta quarta-feira (11) um requerimento à prefeitura de Curitiba que pede que seja disponibilizado álcool em gel nos terminais do transporte coletivo; nas estações-tubo e nos ônibus de Curitiba. A solicitação tem o objetivo de diminuir as possibilidades de transmissão da gripe H1N1.
“Curitiba vem registrando um aumento significativo nos casos de gripe H1N1. Desde o primeiro surto da doença, em 2009, uma das principais medidas que os especialistas aconselham para evitarmos o contágio é a higiene das mãos, seja com água e sabão ou com álcool em gel. Se disponilibilzarmos dispensers com o álcool nos ônibus, terminais e estações-tubo, os passageiros, que inevitavelmente se apoiam nas barras do veículo, estarão com as mãos higienizadas e menos propensos a transmitir e contrair o vírus”, explicou Salamuni.
De acordo com o ultimo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta segunda-feira (09), o número de casos de gripe pelo vírus Influenza A H1N1 no Paraná aumentou 53% em relação à semana passada. Desde o início do ano, 588 pessoas contraíram o H1N1, sendo 207 somente na última semana. Ao todo foram 14 mortes em decorrência da doença.
“É a hora de o poder público oferecer maneiras de proteção à população. Nós não podemos esperar e cobrar atitudes apenas dos órgãos da saúde”, finalizou Salamuni.
|