O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), apresentou, na sessão desta terça-feira (30), a adesão da Casa ao Movimento Paraná sem Corrupção, do Ministério Público do Estado (MP-PR). O convênio foi firmado pelo vereador com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia, na última quinta (25).
“Se há uma instituição que quer a transparência e busca um novo momento, é a Câmara de Curitiba”, disse Salamuni. A Casa foi o primeiro Legislativo do estado a aderir à iniciativa. O vereador destacou, ainda, o calendário de audiências públicas do movimento para o semestre. “Acho importante a participação dos parlamentares, em especial, em suas regiões de atuação.”
A Câmara se compromete, com a parceria, a promover e apoiar o combate à corrupção, por meio de ferramentas como cartilhas, impressos, banners e e-mails. Também são previstas ações para disseminar uma cultura baseada na dignidade, honestidade, princípios éticos, participação social e exercício pleno da cidadania.
Mais informações sobre a iniciativa no site www.paranasemcorrupcao.org.br.
O movimento
O Movimento Paraná sem Corrupção surgiu em maio de 2012, incentivado pelo MP-PR, como uma articulação contra a corrupção. Há, entre os parceiros, órgãos públicos, instituições de ensino, entidades da sociedade civil organizada, empresários e cidadãos.
O mote deste ano é “Cidadania: Direitos e Deveres”, com quatro eixos prioritários de ações (rede de proteção, prevenção à violência, transparência e protagonismo). Serão realizadas, no primeiro semestre, nove audiências públicas, nas nove administrações regionais.
O primeiro evento ocorreu em 18 de abril, na Regional do Boa Vista, e debateu saúde e violência. A próxima atividade será na CIC, dia 6 de maio (segunda-feira), às 19h, para tratar das redes de proteção e prevenção à violência. |