Parlamentares da Câmara de Curitiba acompanharam, nesta terça-feira (29), o anúncio da presidente Dilma Rousseff para a aplicação de R$ 5,2 bilhões na capital. Os investimentos são voltados a obras de melhoria do transporte coletivo e da mobilidade. O tema tem sido recorrente nos debates da Casa, principalmente com a CPI do Transporte Coletivo e é mote de inúmeros projetos.
"Hoje é um dia histórico para o estado do Paraná e para Curitiba. Na contramão da tradicional autofagia das lideranças paranaenses, os líderes do município, do estado e da União deram um exemplo republicano e maduro de relacionamento entre os poderes. Esse entendimento vai permitir a Curitiba o maior investimento de sua história em transporte coletivo e mobilidade urbana", disse o presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV).
O líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), complementou, ao afirmar que este é o maior volume de recursos da União dos últimos vinte anos. “Nós, vereadores, que temos acompanhado as políticas de mobilidade, vemos com satisfação este anúncio. A gestão federal tem prezado por investimentos em infraestrutura e mantido uma relação republicana com a prefeitura de Curitiba. Os últimos dez anos foram marcados por grandes investimentos em políticas sociais e na mobilidade urbana”.
De acordo com a prefeitura, os recursos vão custear a implantação do metrô e de mais três projetos: a conclusão do corredor de transporte da Linha Verde, a revitalização da Linha Inter 2 e o aumento da capacidade das canaletas de ônibus. Na avaliação do Executivo, o anúncio marca o início de um período de retomada do planejamento e da qualidade do sistema de transporte da capital. O valor anunciado inclui recursos do governo federal, do município e do estado. Além de finalmente ganhar sua primeira linha de metrô, Curitiba ampliará de 80 para 148 quilômetros a rede de canaletas e faixas exclusivas para ônibus, reforçando a prioridade para o transporte coletivo.
O investimento foi anunciado em solenidade que teve a presença do prefeito Gustavo Fruet, da vice-prefeita Mirian Gonçalves, do governador Beto Richa, além de ministros e outras autoridades.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR |