O secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura, Fábio Dória Scatolin, virá à sessão plenária da Câmara Municipal, na próxima terça-feira (25), para falar sobre a construção do metrô em Curitiba. Com ele, deverão comparecer os presidentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires e da Urbanização de Curitiba (Urbs), Roberto Gregorio. O documento que faz o convite a Scatolin é assinado por vários parlamentares.
Os vereadores lembraram que o município de Curitiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração, lançou, em janeiro deste ano, uma consulta pública, com uma nova minuta para o edital de licitação do metrô. “Este edital prevê uma concorrência internacional, com o objetivo de estabelecer uma parceria público-privada, na modalidade concessão patrocinada, para a prestação do Serviço Público de Transporte Coletivo Metroviário de Passageiros – Metrô de Curitiba”, informa o requerimento.
O documento faz várias considerações para justificar a importância do convite, como a estimativa de aplicação de recursos pelo Município, Estado, União e iniciativa privada, na ordem de R$ 5 bilhões.
“Considerando que o novo modal de transporte e também o modelo de parceria público-privada indicam a necessidade de legislação específica que permita a implementação do projeto, propomos que o secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura, venha à Câmara Municipal de Curitiba para falar sobre as ações e procedimentos que estão sendo realizados para a implantação do Metrô de Curitiba”, complementam os parlamentares no requerimento.
Fonte: CMC |