Na noite desta terça-feira (10/04) a Proposta de Emenda à Constituição 153/03, que insere os procuradores municipais no artigo 132 da Constituição Federal, criando a carreira de procurador municipal, foi aprovada em segundo turno no plenário da Câmara dos Deputados.
Com 406 votos favoráveis, 1 contrário e 2 abstenções, a votação da proposta foi marcada por elogios ao trabalho desenvolvido pelos procuradores municipais e à atuação da Associação Nacional dos Procuradores Municipais em prol da aprovação da PEC.
O vereador Paulo Salamuni, que é procurador do município e presidiu a Associação dos Procuradores Municipais de Curitiba entre os anos de 2009 e 2011, esteve em Brasília acompanhando toda a votação da PEC. Salamuni, que foi um dos articuladores desta Emenda desde o início de sua tramitação, mostrou-se satisfeito com sua aprovação. “É uma luta que já dura 8 anos, mas a pressão dos procuradores municipais e a relevância dos serviços que vêm prestando aos municípios garantiram a aprovação do Projeto na Câmara”, comemorou Salamuni.
Com a aprovação na Câmara dos Deputados, a proposta segue para votação no Senado Federal, onde continuará sua tramitação, sempre acompanhada pela pressão dos procuradores para que seja aprovada. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, PT-RS, garantiu a Paulo Salamuni que a proposta será promulgada pelo Congresso Nacional.
Agenda em Brasíla
Aproveitando sua passagem por Brasília, Salamuni reuniu-se com o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, com a presidente estadual do partido, Rosane Ferreira e com Edson Duarte, ex-deputado federal baiano que assessora a bancada do partido na Câmara. Na reunião foram discutidos assuntos referentes ao PV do Paraná.
Além da agenda partidária, Salamuni reuniu-se com os deputados federais Fernando Francischini, PSDB, e Angelo Vanhoni, petista que atuou ao lado de Paulo Salamuni na Câmara de Curitiba.
Salamuni com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e o Procurador Municipal de Curitiba, Héliomar Dutra de Freitas
Procuradores Municipais de todo o país ao lado presidente da Câmara, Marco Maia. |