Os vereadores que compõem a Bancada de Oposição na Câmara Municipal de Curitiba vêm a público desagravar os profissionais de imprensa e veículos de comunicação que têm investigado e publicado informações sobre as suspeitas de irregularidades cometidas no Legislativo Municipal e também acompanhado o cotidiano das votações realizadas por esta Casa.
Em pronunciamento realizado na Tribuna da Câmara na manhã desta terça-feira (24), o líder do PSDB na Casa, vereador Emerson Prado, do mesmo partido do ex-presidente João Cláudio Derosso tentou desqualificar o trabalho de investigação e apuração jornalística que vem sendo realizado.
É consenso, e não há motivos para isso ser questionado, que o papel da imprensa em uma democracia é justamente este: tornar públicas as informações que são de interesse da coletividade. E não há nada que deveria interessar mais à sociedade do que o controle dos investimentos e gastos públicos.
Nesse sentido, não se pode aceitar que, em pleno século XXI, sejam desferidos ataques desta natureza à liberdade de imprensa e de expressão – principalmente por quem deveria ser um dos primeiros a defender a liberdade, o patrimônio público e o bem estar da sociedade que representa.
Quanto a nós, vereadores e vereadoras que subscrevem este desagravo, além de aplaudir o trabalho realizado por esses profissionais, continuaremos cobrando o esclarecimento de todos os fatos levantados – tanto pela imprensa quanto pelo relatório paralelo apresentado pela Bancada de Oposição à CPI, no qual apontamos diversas irregularidades nos contratos de publicidade firmados pela Câmara – além de apoiar o aprofundamento desta investigação pelo Ministério Público e Tribunal de contas.
Curitiba, 24 de abril de 2012.
Professora Josete (PT)
Jonny Stica (PT)
Pedro Paulo (PT)
Algaci Túlio (PMDB)
Noemia Rocha (PMDB)
Paulo Salamuni (PV)
Aladim Luciano (PV)
|