O Centro de Letras do Paraná entregou ao vereador Paulo Salamuni a medalha Emiliano Perneta, pela dedicação e empenho de Salamuni à causa da cultura. A homenagem foi entregue em um evento na noite desta terça-feira (18), no clube Curitibano, e contou com a presença do poeta gaúcho Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras. A condecoração é parte das comemorações do centenário do Centro, que homenageou vinte pessoas que vêm prestando bons serviços à cultura no estado.
O presidente do Centro de Letras do Paraná, Desembargador Luís Renato Pedroso, disse que “como representante do povo na Câmara Municipal, Salamuni tem sido incansável no afã de amparar a cultura, inclusive socorrendo as instituições que a esta se dedicam”.
Salamuni disse sentir-se honrado em ser homenageado por uma instituição tão respeitada e dedicada à valorização da cultura literária paranaense. “São cem anos de trabalho em defesa da literatura e da cultura do Paraná. A identidade, o reconhecimento e o autoconhecimento cultural do Paraná devem muito aos que passaram pelo Centro de Letras”, disse Salamuni.
A instituição
O Centro de Letras do Paraná foi fundado em 19 de dezembro de 1912 no salão de honra do jornal Diário da Tarde, sendo seus sócios fundadores, Euclides Bandeira e Emiliano Perneta. O Centro é um organismo atuante com sede própria na no Centro de Curitiba.
|