Fonte Jornal Metro Curitiba
Os vereadores de Curitiba, na legislatura iniciada em 2013, apresentaram, até o momento, 277 projetos de lei. O índice ultrapassa o total de iniciativas apresentadas em todo o ano passado. Em 2012 foram 242 projetos. Ou seja, em menos de cinco meses, o volume de propostas protocoladas é 14,5% maior do que todas registradas em 12 meses no ano passado.
A taxa de renovação na Casa foi de 47%: das 38 cadeiras, 18 passaram a ser ocupadas por novos vereadores em 2013.
Dentre os projetos deste ano, 14% correspondem a denominações para ruas de Curitiba e 5% concedem o título de cidadão honorário para alguém que seja considerado importante ou que tenha desenvolvido atividades positivas para o município.
No ano passado, 34% dos projetos foram relacionados a nomes de ruas e pouco mais de 7% foram homenagens para cidadãos honorários.
Entre outros itens que podem explicar o trabalho desenvolvido recentemente, está o contato direto com a população Para o presidente da Câmara, vereador Paulo Salamuni (PV), há vontade de mostrar trabalho. Por isso, os vereadores mantêm contato aberto.
“Temos promovido muitas audiências públicas para debater os projetos, e isso coloca o povo cara-a-cara com quem formula as leis. É um diálogo aberto”, declarou Salamuni.
Quem mais apresentou projetos neste ano foi o vereador reeleito Felipe Braga Côrtes (PSDB). São 27 iniciativas que tramitam na casa. Cacá Pereira (PSDC) é o único que ainda não registrou nenhuma proposta. |