Os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Pedro Paulo (PT) conseguiram na noite desta segunda-feira (10) uma liminar, via mandado de segurança, que suspende a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito que ouviu, a portas fechadas, a Comissão de Licitação da casa.
A decisão do juiz Marcos Vinícius da Rocha Loures Demchuk determina uma nova convocação no prazo de até 48 horas para que a oitiva seja feita novamente. Desta vez, entretanto, serão asseguradas as presenças da população e da imprensa, garantindo, dessa forma, que seja cumprida a liberdade de imprensa e o princípio de publicidade, previstos na Constituição Federal.
Para o vereador Paulo Salamuni esta decisão judicial vem ao encontro dos anseios da população. “Essa decisão é fundamental para garantir credibilidade e transparência aos trabalhos desta CPI. A única coisa que lamento é que essa interferência teve de ser feita pelo Poder Judiciário, quando os próprios vereadores tinham o poder de optar por uma oitiva aberta”, disse Salamuni em referência à reunião em que apenas ele e o vereador Pedro Paulo votaram contra uma sessão fechada.
|