O vereador Paulo Salamuni (PV) convidou todos os vereadores de Curitiba a participarem da marcha em defesa do Código Florestal que acontecerá nesta quinta-feira (28), em Curitiba. A leitura do manifesto teve boa repercussão entre os parlamentares, e alguns vereadores confirmaram a adesão ao Movimento e a participação na manifestação. Portanto, além do vereador Paulo Salamuni, estarão presentes na passeata o vereador Aladim Luciano (PV), e a bancada do PT, composta por Jonny Stica, Professora Josete e Pedro Paulo.
Durante o grande expediente da sessão plenária, Salamuni leu o manifesto do Movimento SOS Florestas Paraná e condenou os interesses primordialmente financeiros do substitutivo proposto por Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Além disso, o vereador criticou com veemência a atitude do governo de Santa Catarina, que elaborou um Código Florestal próprio.
Em um artigo entitulado “Os riscos da descentralização da legislação ambiental”, o vereador, que também é procurador do município, já havia criticado a elaboração de códigos florestais estaduais. No texto Salamuni compara essa prática à guerra fiscal da década de 1990 e evidencia a os riscos que esse tipo de atitude traz ao equilíbrio federativo.
O vereador lembrou também que a Câmara Municipal está prestes a instaurar sua Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o que significa um grande avanço na discussão ambiental em Curitiba.
Salamuni é um dos organizadores do Movimento SOS Florestas Paraná, que é formado por 26 entidades da sociedade civil. Entre elas estão a Arquidiocese de Curitiba - Campanha da Fraternidade 2011, os Escoteiros do Paraná a Associacão dos Professores da Universidade Federal do Paraná, além de partidos políticos, parlamentares e organizações ambientalistas do Paraná.
|