Neste sábado (19), cerca de 400 pessoas ocuparam a Boca Maldita para dizer que os curitibanos não querem mudanças no Código Florestal Brasileiro. O objetivo da manifestação foi pedir à presidente Dilma Rousseff que vete integralmente o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados.
Além de pressionar a presidente para o veto, o ato alertou a população para os riscos que o texto da Câmara dos Deputados representa para a proteção dos ambientes naturais do país, com graves consequências para a qualidade de vida de todos os brasileiros.
Para o vereador Paulo Salamuni (PV), que vem participando de diversas manifestações em defesa do atual Código Florestal Brasileiro, este foi fundamental porque, articulado com outras manifestações pelo país, mostrou à presidente que ela tem o respaldo da população para vetar o Projeto de Lei. “O texto está nas mãos de Dilma, ela tem até o dia 25 para dizer se veta ou sanciona. Esse tipo de pressão, vinda de diversas cidades do país, deve deixar claro à presidente que a população brasileira não quer ter suas leis ambientais fragilizadas”, disse Salamuni.
A manifestação foi organizada pelo Movimento SOS Florestas Paraná, que congrega mais de 40 instituições do estado, diversos grupo da sociedade civil e redes sociais. Desde o início de 2010, os debates em torno do Código Florestal Brasileiro mobilizam amplos setores da sociedade no Paraná e em todo o país. |