Integrantes do Movimento SOS Florestas Paraná reuniram-se na tarde desta quarta-feira (06) com o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel, para conversar sobre o Código Florestal. Na reunião o grupo apresentou os novos passos na defesa do Código e discutiu o papel da Universidade neste debate. O Projeto de alteração do Código, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), foi aprovado integralmente pela Câmara e está agora em tramitação no Senado.
O Conselho Universitário da UFPR já havia aprovado, no final de abril, uma moção contra as alterações no Código, levando a Universidade a ser a única do Brasil a assumir oficialmente a defesa do Código Florestal. O vereador Paulo Salamuni, um dos representantes do Movimento SOS Florestas Paraná que participou da reunião, elogiou a atitude da UFPR: “é motivo de orgulho para nós que a instituição tenha assumido essa posição. Nossa Universidade foi a primeira do Brasil a se posicionar institucionalmente contra as alterações na legislação florestal”.
O reitor Zaki Akel disse que essa atitude reflete um papel essencial da Universidade: ser a “caixa de ressonância da sociedade”. “A Universidade é um espaço de diálogo e, nesta questão, podemos envolver nossas áreas acadêmicas para contribuir substancialmente com o debate”, afirmou Akel. O reitor disse ainda que vai levar esta decisão da UFPR à próxima reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que os assunto seja debatido pelas instituições de todos os estados.
|