BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Curitiba entrega ônibus híbrido articulado
Ônibus é o primeiro deste modelo a entrar em operação regular na América Latina.
Fonte Paulo Salamuni - 18/03/2016 - 14h30min Imprimir
Curitiba entrega ônibus híbrido articulado
O vereador Paulo Salamuni (PV) participou, na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Prefeitura de Curitiba, da entrega do primeiro ônibus híbrido articulado a entrar em operação regular na América Latina.
 
O novo ônibus começará a circular em Curitiba na próxima semana e é resultado de parceria firmada em 2013 entre Curitiba, governo da Suécia, empresas privadas e universidades.
 
Quando parado no trânsito, seja no semáforo ou no embarque e desembarque de passageiros, o ônibus funciona 100% elétrico, ou seja, sem emissão de poluentes. O motor elétrico funciona sozinho até o veículo atingir 15km/h. A partir disso utiliza motor a diesel e biodiesel. Essa mudança significa 39% menos emissões de CO2 e 50% menos de material particulado (fumaça) e NOx (óxidos), gases extremamente nocivos à saúde.
 
Segundo Salamuni, “Curitiba, é a primeira cidade no mundo, fora da Suécia, a contar com essa tecnologia. E mais uma vez larga na frente, tornando-se referencia para o Brasil e o mundo. É um privilégio fazer parte deste momento tão importante”.
 
Salamuni ainda parabenizou todos os envolvidos no projeto e colocou a Câmara Municipal de Curitiba à disposição para que Curitiba avance ainda mais na busca de novos projetos e soluções.
 
Participaram da entrega o prefeito Gustavo Fruet, o embaixador Jan Olsson, que representa o Ministério do Meio Ambiente da Suécia; o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn; o presidente internacional da Volvo Bus, Häkan Agnevall; o presidente da Volvo Bus da América Latina, Luis Carlos Pimenta; e presidente da Ericsson América Latina, Eduardo Ricotta; os reitores das universidades Federal do Paraná, Tecnológica Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Positivo; entre outras autoridades.

 

 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite