BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Secretaria de Meio Ambiente faz prestação de contas
Destaque foi para a criação de novas áreas verdes na capital
Fonte Paulo Salamuni - 10/05/2016 - 11h33min Imprimir
Secretaria de Meio Ambiente faz prestação de contas
Na última sexta-feira (06) o vereador Paulo Salamuni esteve na secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, para debater as ações realizadas pela secretaria nos últimos anos e conhecer os próximos projetos previstos para a capital.

Segundo o Secretario do Meio Ambiente, Renato Lima, “foram muitas ações que tiveram um impacto profundo em nossa cidade”. O secretário citou, por exemplo, a criação das novas áreas de preservação de Curitiba. Nos últimos 3 anos foram mais de 8,9 milhões de metros quadrados implantados. Um número 3 vezes maior do que o implantado nos últimos 20 anos da capital (entre 1993 e 2013 foram criados apenas 2,5 milhões de metros quadrados).

O secretario relembrou ainda, que estas ações só foram possíveis graças a um enorme trabalho de realocação de centenas de famílias que viviam em áreas irregulares, próximas a rios e em situação de risco. O resultado, segundo Renato já é visível. “Além de termos novos espaços de lazer em nossa cidade, que servem também para a conservação da natureza e proteção dos nossos rios, faz um ano que Curitiba não registra casos de famílias desabrigadas por conta das fortes chuvas que enfrentamos, mesmo Curitiba tendo registrado chuvas recordes no último ano”.

O destaque foi para a criação, em março de 2015, do Refúgio de Vida Silvestre – Reserva do Bugio, a maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria Refúgio de Vida Silvestre, com mais de 8 milhões de metros quadrados de áreas verdes. Um importante espaço que garantirá a sobrevivência de mais de 112 espécies de aves, 20 espécies de mamíferos além, é claro, da vegetação local.

Outra importante ação realizada nesta gestão foi a criação das Estações Sustentabilidade, que permitem a coleta seletiva de 12 tipos de materiais recicláveis em diversos pontos estratégicos dos bairros de Curitiba. Até o momento foram 8 estações instaladas. Cada uma permite o armazenamento temporário de até 5.700 litros de lixo que serão recolhidos e administrados por meio de uma parceria com associações de catadores. Ou seja, “além de termos um lixo de melhor qualidade, ainda geramos empregos e renda para centenas de pessoas”, destacou Renato.

Foi lançada também, em abril deste ano, a pedra fundamental do GEO-Centro Atuba, um local que contará com recepção, auditório, sala de exposições, sala de reuniões, salão de rochas, área de apoio e serviços, espaço educacional e estacionamento, dedicado à exposições, estudos e experiências sobre a Terra.

Para o vereador Paulo Salamuni “os dados apresentados refletem o trabalho e comprometimento dos Verdes com nossa cidade. São ações que irão garantir um futuro melhor para todos, gerando empregos, salvando vidas e protegendo a nossa biodiversidade. É um orgulho fazer parte deste time e saber que estamos no caminho certo”.

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite