BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Largo Baden-Powell em Curitiba homenageia o fundador do Escotismo
Em 22 de fevereiro comemora-se os 155 anos do nascimento de Baden-Powell.
Fonte Paulo Salamuni - 22/02/2012 - 18h16min Imprimir
Largo Baden-Powell em Curitiba homenageia o fundador do Escotismo

No dia 22 de fevereiro comemora-se os 155 anos de nascimento do Fundador do Movimento Escoteiro, Robert Stephenson Smyth  Baden-Powell, nascido em Londres, na Inglaterra, em 1857.

Robert Baden-Powell foi uma criança e um jovem muito ativo, de uma família singular, e que se transformaria, ao longo dos anos, em um hábil militar, um herói britânico, um exímio educador e um promotor da paz e compreensão entre os povos. Conhecido como “CIDADÃO DO MUNDO”

Para valorizar a história de Baden-Powell e homenagear o Movimento Escoteiro, há, em Curitiba, o Largo Baden-Powell, também conhecido como Praça do Escoteiro. A Praça foi inaugurada em 1969 e reinaugurada, após uma grande reforma, em fevereiro de 2008, coordenada pelo vereador de Curitiba Paulo Salamuni, à época presidente nacional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Esta reforma foi operacionalizada por intermédio de Salamuni, por emenda própria e por meio de emendas de diversos parlamentares, para que fosse construído o busto de Baden-Powell, concebido pelo escultor paranaense Elvo Damo.

Salamuni liberou por emendas parlamentares 30 mil reais, para a manutenção do logradouro em 2012.

“Eu estive na inauguração do Largo em 1969, à época, como lobinho. Ter coordenado a reforma e as melhorias da Praça em 2008 foi, e ainda é, uma grande emoção para mim. O Largo, que fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade é uma homenagem ao povo curitibano, que ganhou um belo, iluminado e seguro espaço público, e também ao Movimento Escoteiro e a todos que a ele se dedicam voluntariamente, enaltecendo seu fundador, Baden-Powell. É importante lembrar que Curitiba sedia o Escritório Nacional da UEB e recentemente a Conferência Mundial do Escotismo foi realizada nesta capital, deixando a sua marca no Largo Baden-Powell”, disse Salamuni. 

“Com muita honra e como verdadeiro escoteiro, com princípios e determinação estive à frente destes três projetos, dentre muitos outros para a UEB: a Praça, a Sede Nacional própria e a Conferência Mundial. Todos estes empreendimentos tornaram-se uma grande homenagem ao fundador do Escotismo, nosso sempre lembrado Baden-Powell”, finalizou.
 

Com informações da UEB

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite