BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Projeto desenvolvido na UFPR é apresentado no Fórum Mundial da Bicicleta
O Ciclovida tem o objetivo de transformar a UFPR em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável.
Fonte Paulo Salamuni - 27/02/2012 - 15h58min Imprimir
Projeto desenvolvido na UFPR é apresentado no Fórum Mundial da Bicicleta

O programa Ciclovida, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, foi tema de uma oficina no 1° Fórum Mundial da Bicicleta, em Porto Alegre. O programa, que foi apresentado por seu coordenador José Carlos Belotto, tem o objetivo de transformar a UFPR em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável, com ênfase no uso da bicicleta.

De acordo com Belotto, a metodologia do programa segue três pontos fundamentais: reuniões de articulação com diversos setores da sociedade; pesquisa e divulgação e o financiamento de projetos.

Um desses financiamentos vai permitir a construção de 300 paraciclos na Universidade. O projeto dos paraciclos, que vai disponibilizar 600 vagas para o estacionamento de bicicletas, foi selecionado em um concurso com estudantes de design da própria UFPR.

Outro ponto destacado por Belotto é a criação do Núcleo de Estudos em Mobilidade Urbana Sustentável, que congrega outras universidades. De acordo com Belotto, as universidades são polos geradores de tráfego de automóveis, portanto pensar soluções para a mobilidade urbana dentro da academia é fundamental.

Para quem deseja saber quais seriam os benefícios de usar a bicicleta diariamente como meio de transporte, o site do programa Ciclovida disponibiliza um simulador de vantagens da ciclomobilidade ativa, que aponta qual seria a economia de dinheiro, de gases emitidos por automóveis e a queima média de calorias.

Faça a simulação no link abaixo

http://www.ciclovida.ufpr.br/?page_id=504
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite