BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Em Curitiba, Marina Silva diz que novo Código Florestal é um retrocesso socioambiental
Em sua palestra, Marina afirmou que o texto do novo Código Florestal é o maior retrocesso socioambiental da história do país.
Fonte Paulo Salamuni - 22/03/2012 - 15h08min Imprimir
Em Curitiba, Marina Silva diz que novo Código Florestal é um retrocesso socioambiental

A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora, Marina Silva, esteve em Curitiba para falar sobre desenvolvimento sustentável em um seminário promovido pelo Ministério Público do Paraná. Em sua palestra, Marina afirmou que o texto do novo Código Florestal é o maior retrocesso socioambiental da história do país. Relembrando o dia mundial da água, ela disse que a mudança na legislação, reduzindo as faixas de mata ciliar, é um golpe duríssimo nas políticas de gestão dos recursos hídricos.

Marina disse que o Brasil, como exportador de commodities é, na verdade, um exportador de água. “São produtos primários que exigem uma grande quantidade de água para serem produzidos. Então, o Brasil, quando exporta carne e grãos está exportando água. Diminuir os mecanismos de proteção dos recursos hídricos é, em uma análise econômica, acabar com a nossa galinha dos ovos de ouro”. Marina continuou seu discurso dizendo que “é possível mudar a lei dos homens, mas não temos o poder de mudar as leis da natureza”.

O vereador Paulo Salamuni, que esteve no evento, classificou a palestra de Marina como inspiradora. “Durante a campanha de Marina à presidência da república tive a oportunidade de caminhar ao seu lado. Entrei na campanha como um admirador e saí como um fã. A lucidez  e os princípios de seu discurso e, principalmente, de sua ações são uma fonte de inspiração”, disse.

Em sua fala Marina abordou ainda a os contrassensos da representação política. “Uma pesquisa do Datafolha diz que 84% dos brasileiros são contra as alterações no novo Código Florestal. Entretanto, 80% dos deputados votou a favor do substitutivo. Esse tipo de representação política tem que ser superada, as decisões têm que ser pensadas em longo prazo”, disse Marina.

O evento

O Seminário “A atuação do Ministério Público em busca da sustentabilidade” foi organizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente (CAOPMA) e contou com a presença do Procurador Geral de Justiça do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, da Procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional, Samia Saad Gallotti Bonavides, do também procurador e coordenador do CAOPMA, Saint-Clair Honorato, além dos parlamentares, Paulo Salamuni e Rasca Rodrigues, ambos do Partido Verde. O evento era direcionado a estudantes e Procuradores de Justiça.


 

 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite