BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Curitiba, 319 anos e um único plebiscito: de Capanema a Jardim Botânico
Por iniciativa do vereador Paulo Salamuni foi realizado, em 1992, um plebiscito para que os moradores do então bairro do Capanema pudessem escoher o nome do bairro em que moravam.
Fonte Paulo Salamuni - 29/03/2012 - 18h08min Imprimir
Curitiba, 319 anos e um único plebiscito: de Capanema a Jardim Botânico

Para comemorar os 319 anos da cidade de Curitiba o Jardim Botânico recebeu 3 mil mudas de sálvias vermelhas, que juntas formam o número 319. Uma bela homenagem em um dos pontos turísticos mais famosos da capital, localizado, como parece óbvio, no bairro Jardim Botânico. Mas há pouco mais de 20 anos a história era outra. Isso porque o nome do bairro era Capanema.

Como registra um jornal da época “em decisão histórica nos 300 anos da cidade de Curitiba, os moradores do bairro do Capanema tiveram a oportunidade de, em plebiscito, optar pela denominação do bairro”. De acordo com o vereador Paulo Salamuni, autor do Projeto de Lei que permitiu o plebiscito, este foi, de fato, um momento histórico. “Foi uma vitória da vontade soberana dos moradores da região, amparados pela Lei Orgânica de Curitiba. Essa mobilização despertou uma nova cultura política no bairro que tem reflexos até hoje. O Jardim Botânico é um bairro que tem uma Associação de Moradores atuante, com sede própria, e um Conselho de Segurança que, apesar de recente, tem se mostrado muito eficaz”, disse Salamuni.

Paulo Salamuni, cuja família mora no bairro há quase 50 anos, lembra-se de como o plebiscito repercutiu entre os moradores do bairro e entre sua própria família. “Quem tinha o direito a voto neste plebiscito era o morador contribuinte do IPTU. Portanto, na casa da minha família, quem votava era apenas meu pai, Riad Salamuni. Provando a índole democrática da família, ele reuniu todos nós em um almoço e fez uma prévia. Cada familiar apresentou seu voto, totalizando 10 votos a favor do nome Jardim Botânico e 5 do Capanema. Entre esses cinco estava meu pai que, democraticamente, acatou a vontade da maioria e optou por Jardim Botânico no dia do plebiscito”, contou Salamuni.

O Diário Oficial do Município, de 21 de julho de 1992, traz o resultado do plebiscito. Foram 2.577 propriedade cadastradas no bairro. Entre os que votaram, 1.341 optaram pela mudança do nome para Jardim Botânico; 351 preferiram a manutenção do nome Capanema


 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite