BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Base do prefeito rejeita pedido de informação e fere função primordial dos vereadores
O pedido era para que a prefeitura esclarecesse se foram usados ônibus que operam no sistema de transporte coletivo de Curitiba para levar pessoas à inauguração do Hospital do Idoso Zilda Arns
Fonte Paulo Salamuni - 03/04/2012 - 17h50min Imprimir
Base do prefeito rejeita pedido de informação e fere função primordial dos vereadores

Os vereadores que compõem a base de apoio do prefeito Luciano Ducci na Câmara Municipal de Curitiba negaram mais um pedido de informação feito pelos vereadores da oposição e pelo vereador Paulo Salamuni, da bancada independente do Partido Verde. O pedido era para que a prefeitura esclarecesse se foram usados ônibus que operam no sistema de transporte coletivo de Curitiba para levar pessoas à inauguração do Hospital do Idoso Zilda Arns, como foi apontado pelo vereador Algaci Tulio.

Para o vereador Paulo Salamuni, essa atitude desvirtuaria o uso dos ônibus, que devem servir à população de Curitiba dentro do Sistema Integrado de Transportes, não para atividades que tenham um forte caráter eleitoreiro. “Se os ônibus estavam à disposição para levar pessoas a uma inauguração com palanque para o prefeito, deveriam também estar disponíveis à população para levá-la a outros eventos de interesse público, como o recadastramento biométrico do TRE e as audiências públicas realizadas em Curitiba”, disse Salamuni.

A rejeição reiterada de pedidos de informação colocou em pauta a necessidade de aprovação desses requerimentos em plenário. Para o vereador Paulo Salamuni, esse tipo de pedido não deveria depender de aprovação da maioria, mas sim ser encaminhado diretamente ao executivo. “No mês de maio entra em vigor a Lei de acesso às informações públicas, que permite que os cidadãos tenham amplo acesso a essas informações. Nesse contexto, é um contrassenso que um vereador, para exercer sua função precípua de fiscalizar, não tenha autonomia. Numa Câmara como a de Curitiba, em que 31 dos 38 vereadores são aliados à Prefeitura, a função de fiscalização do poder executivo fica comprometida.”, finalizou Salamuni.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite