BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Fórum de Trânsito de Curitiba discute a ciclomobilidade
Os ciclistas que estavam no Fórum cobraram da prefeitura maior atenção a diversos aspectos da mobilidade por bicicleta.
Fonte Paulo Salamuni - 13/04/2012 - 16h15min Imprimir
Fórum de Trânsito de Curitiba discute a ciclomobilidade

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (12), o 2° Fórum Curitiba de Trânsito. Essa edição do evento foi dedicada à discussão dos desafios e vantagens da ciclomobilidade. No fórum, os convidados e a plateia discutiram as dificuldades de inserção da bicicleta como modal de transporte e as vantagens que essa inserção traria à cidade de Curitiba.

A plateia presente ao fórum cobrou da prefeitura maior atenção a diversos aspectos da mobilidade por bicicleta. As reivindicações mais recorrentes foram a construção de uma malha cicloviária que permita que os ciclistas se locomovam com segurança; a instalação de bicicletários e paraciclos e a fiscalização dos agentes de trânsito para autuar motoristas que desrespeitem a distância mínima de 1,5 metro entre o automóvel e a bicicleta.

O vereador Paulo Salamuni, que esteve no evento, leu a nova redação da lei orgânica, da qual foi relator, que em seu artigo 147 garante “prioridade de veículos não motorizados sobre veículos automotores”.  Ele complementou dizendo que agora, garantido pela constituição municipal, as obras que interfiram na malha viária da cidade devem garantir um espaço para o tráfego de bicicletas.

No evento estavam presentes o professor de Gestão Urbana da PUC-PR, Fábio Duarte; o Secretário de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, a diretora regional da Associação Nacional de Transportes Públicos, Rosângela Baptistella;  o analista de infraestrutura do Ministério das Cidades,  Luis Eduardo Tinoco; o jornalista especialista em ciclomobilidade, Alexandre Costa Nascimento; o Secretário de Planejamento e Gestão Orçamentária de Balneário Camboriú,  Auri Pavoni; o diretor técnico  da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, Antônio Miranda e a coordenadora de mobilidade urbana e transportes do Ippuc, Maria Miranda.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite