BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Salamuni participa de evento sobre mobilidade urbana
O evento reuniu especialistas em gestão urbana e cicloativistas, para debater sobre a inserção do ciclismo utilitário na rede de transporte de Curitiba.
Fonte Paulo Salamuni - 14/05/2012 - 11h26min Imprimir
Salamuni participa de evento sobre mobilidade urbana

O vereador Paulo Salamuni participou, na manhã do último sábado (12), do encontro “Mobilidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, realizado pela OAB Paraná em parceria com a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, a CicloIguaçu. O evento reuniu especialistas em gestão urbana e cicloativistas, para debater sobre a inserção do ciclismo utilitário na rede de transporte de Curitiba, sistemas de transporte e a interação entre fator humano, veículo, via pública e meio ambiente.

Para Salamuni, repensar e reorganizar a forma como nos deslocamos na cidade, é urgente. “Chegamos a um ponto em que está explícito que a prioridade ao automóvel particular é inviável. Essa é uma questão que vem sendo debatida nas maiores cidades do mundo, já que os gestores públicos perceberam que mudanças nas políticas de mobilidade urbana devem ser feitas. Caso contrário, as grandes cidades entrarão em colapso mais rápido que imaginamos”, afirmou Salamuni.

O ex-governador Jaime Lerner, que proferiu a palestra de abertura do evento, colocou a questão da mobilidade urbana entre as três mais importantes que devem ser enfrentadas pelas cidades no mundo inteiro, ao lado da sustentabilidade e da sociodiversidade. O urbanista defendeu o uso de soluções alternativas para o transporte urbano. “Não vamos deixar o automóvel, que continuará sendo utilizado para viagens, para o lazer, mas para os itinerários de rotina as soluções precisam ganhar novos paradigmas. E a bicicleta por ser uma grande aliada”, afirmou. Os participantes foram recebidos pelo presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, pelo presidente da Comissão, Alessandro Panasolo, pelo presidente da OABPrev-PR, Mauricio Guimarães, e pelo presidente da Associação CicloIguaçu, Jorge Brand.

As palestras foram proferidas por Antonio Miranda (diretor técnico do CicloIguaçu), Fabio Duarte (professor do Doutorado de Gestão Urbana da PUC), Alexandre Costa Nascimento (cicloativista e blogueiro do Ir e Vir de Bike do jornal Gazeta do Povo), Karin Kässmayer (advogada e professora da UFPR), Marcelo Araújo (secretário municipal de Trânsito), Jonny Stica (vereador) e Tatiana Gadda (arquiteta e professora da UTFPR).
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite