BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Cerca de mil cidadãos defendem o Código Florestal em ato em Curitiba
Os manifestantes eram estudantes, membros da igreja, ambientalistas, parlamentares, professores e outros cidadãos que não concordam com a degradação da legislação ambiental do país.
Fonte Paulo Salamuni - 29/04/2011 - 17h02min Imprimir
Cerca de mil cidadãos defendem o Código Florestal em ato em Curitiba

Cerca de mil pessoas se reuniram na tarde desta quinta-feira (28), no centro de Curitiba, para protestar contra mudanças no Código Florestal Brasileiro. A passeata foi coordenada pelo Movimento SOS Florestas Paraná, composto por mais de 40 entidades do estado.

Essa heterogeneidade foi notória durante os protestos. Os manifestantes eram estudantes, membros da igreja, ambientalistas, parlamentares, professores e outros cidadãos que não concordam com a degradação da legislação ambiental do país. Para o vereador Paulo Salamuni essa manifestação reaviva o espírito democrático nos cidadãos de Curitiba: “há muito tempo não se via em Curitiba um ato tão grande, pacífico e animado. Isso é um reflexo da vontade dos curitibanos de preservar o Código e, consequentemente, os ambientes naturais do Brasil”.

Depois de se concentrarem na praça Santos Andrade os cidadãos atravessaram a rua XV de Novembro entoando palavras de ordem e finalizaram o ato abraçando a praça Osório. A repercussão da passeata entre aqueles que estavam na rua XV por outros motivos foi boa. Os sorrisos e palavras de incentivo dos que tomavam um chope ao fim da tarde da quinta-feira animou ainda mais os manifestantes.

Mario Mantovani, diretor da ONG SOS Mata Atlântica, que vem acompanhando as manifestações contra alterações no Código Florestal em todo o país disse que a organização e apoio popular do ato curitibano foram surpreendentes. “Essa manifestação está linda. Curitiba está acompanhando de forma excelente a mobilização nacional em defesa das floretas”, finalizou Mantovani.

Outro ponto forte da mobilização foi a criatividade. Enquanto um ruralista caracterizado com uma serra elétrica e uma máscara de filme de horror assustava os transeuntes, manifestantes vestidos de árvore corriam assustados, pedindo a proteção dos cidadãos. Além disso, o grupo de maracatu de Curitiba e um manifestante fantasiado como personagem do filme Avatar animavam a caminhada.


 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite