BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Seminário aprofunda discussão sobre cidades sustentáveis
O evento contou com a presença de ambientalistas, estudantes e pré-candidatos de diversos partidos ao parlamento municipal.
Fonte Paulo Salamuni - 22/06/2012 - 19h53min Imprimir
Seminário aprofunda discussão sobre cidades sustentáveis

A fundação Herbert Daniel, do Partido Verde, realizou, na tarde desta sexta-feira (22), o seminário “Cidades Sustentáveis e seus Desafios”, na Câmara Municipal de Curitiba. O evento contou com a presença de ambientalistas, estudantes e pré-candidatos de diversos partidos ao parlamento municipal, que assistiram a quatro palestras sobre diversos temas que influenciam diretamente na qualidade de vida nas cidades.

Os palestrantes eram José Paulo Tóffano, ex-deputado-federal do Partido Verde, que falou, dentre outros assuntos, sobre mobilidade e qualidade do ar nas cidades. O geólogo da Universidade Federal do Paraná, Renato Eugênio de Lima, apresentou dados sobre a formação da Terra e sobre os efeitos da ocupação descontrolada do território. Para ilustrar esses efeitos ele apresentou diversas imagens de “catástrofes naturais” que foram causadas por interferências humanas que desrespeitaram as dinâmicas dos ambientes naturais. Complementando a apresentação do professor Renato Lima, o diretor da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), Clóvis Borges, falou sobre a necessidade de conservação dos remanescentes de áreas naturais em ambientes urbanos para que continuem fornecendo serviços ambientais importantes ao equilíbrio do ambiente. Entre esses serviços, Clóvis citou a polinização e a manutenção da qualidade da água e do ar. O evento foi finalizado com a fala da jornalista e ambientalista Teresa Urban, que apresen
tou a Cidade Sustentável como uma utopia. Segundo ela, a sustentabilidade nas cidades é um objetivo impossível de ser atingido pela cidade real, mas é um ideal que não pode ser abandonado, que precisa nortear as ações da administração municipal e da sociedade em busca de uma vida melhor.

Também participou do evento o ex-deputado federal, Gustavo Fruet, que como pré candidato à prefeitura de Curitiba apresentou uma visão integrada entre o meio ambiente e todos os outros aspectos da vida urbana.

Uma comitiva formada por gestores públicos e empresários sul-coreanos, que está em Curitiba para trocar informações e experiências nas áreas de meio ambiente, participação feminina na política e sistema de transportes participou do evento, questionando os vereadores sobre a atuação do Legislativo nas áreas citadas.

A Fundação


A Fundação Verde Herbert Daniel é uma instituição do Partido Verde que tem o objetivo de promover a troca de experiências e ideias a fim de produzir políticas públicas que viabilizem a construção de uma sociedade mais justa, democrática e ambientalmente sustentável.


 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite