BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Novos escoteiros fazem promessa no GE Zilda Arns - 300/PR
O colégio é o primeiro a participar do Programa Escotismo na Escola. Uma parceria entre a Secretaria da Educação e a regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil (UEB)
Fonte Paulo Salamuni - 16/08/2012 - 13h27min Imprimir
Novos escoteiros fazem promessa no GE Zilda Arns - 300/PR

Mais 12 alunos do Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba, fizeram nesta terça-feira (14) a promessa escoteira do Grupo Escoteiro (GE) Zilda Arns. O colégio é o primeiro a participar do Programa Escotismo na Escola. Uma parceria entre a Secretaria da Educação e a regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), o projeto prevê a implantação gradativa de grupos de escotismo em escolas estaduais. Até o final deste ano mais 20 escolas devem firmar o convênio.

O Grupo Escoteiro Zilda Arns Arns é formado por quatro patrulhas, composta por oito alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, totalizando 32 integrantes. Nas reuniões semanais são realizadas atividades técnicas, voluntárias e ao ar livre. Quanto mais atividades estes jovens desenvolvem, mais emblemas (condecoração) recebem.

“O grupo escoteiro abre muitas portas para os alunos. É um movimento mundial, que propõe o desenvolvimento dos jovens e de valores como a honra, disciplina, altruísmo e respeito, que são baseados na promessa e na Lei Escoteira”, conta Simony Domingues de Souza, professora e chefe de tropa.

Para fazer a promessa, o escoteiro deve saber as dez leis do escotismo, além de frequentar todas as atividades. “O que mais me chamou a atenção foi a interatividade. Decidi ser escoteira e esta promessa significa um marco para mim”, afirma a aluna do 8º ano, Ana Caroliny de Oliveira, 13 anos.

Participaram da cerimônia de promessa representantes da UEB, jovens escoteiros de diferentes grupos de Curitiba e o escoteiro colombiano John Silva, fotógrafo oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (Wosm). Em uma missão de paz, John está há nove meses viajando pela América em uma moto, com o objetivo de trocar experiências com grupos escoteiros.

REUNIÃO – Após a cerimônia, o grupo escoteiro Zilda Arns se reuniu com os pais e responsáveis para apresentar os objetivos do grupo e as atividades desenvolvidas no primeiro semestre. A reunião também foi uma oportunidade de mostrar a agenda para este segundo semestre, onde está previsto, para dezembro, um acampamento regional promovido pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) com mais de dois mil escoteiros de todo o Paraná.

Texto:SEED

Foto: Giuliano Gomes/SEED
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite