BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Vereadores aprovam pacote de Projetos que valorizam servidores
Para o vereador Paulo Salamuni, as medidas aprovadas em plenário são fruto de anos de discussão e valorizam, merecidamente, os servidores municipais.
Fonte Paulo Salamuni - 21/06/2011 - 17h16min Imprimir
Vereadores aprovam pacote de Projetos que valorizam servidores

Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem (20), após sete horas de discussão, um pacote com dez mensagens do prefeito que garantem melhorias a diversos setores do funcionalismo público municipal. Na sessão de hoje (21), os projetos serão votados novamente, em segundo turno.

Para o vereador Paulo Salamuni, as medidas aprovadas em plenário são fruto de anos de discussão e valorizam, merecidamente, os servidores municipais. “O elevado espírito público dos nossos servidores municipais deve ser reconhecido. É obrigação do poder público municipal garantir dignidade a estes trabalhadores durante toda sua vida”, enfatizou.

Nas mensagens constavam as seguintes alterações: a reestruturação da carreira dos Guardas Municipais; a instituição do plano de carreira para os Auditores Fiscais dos Municípios; a criação de novas tabelas de vencimentos para os médicos; a incorporação das gratificações aos salários dos Procuradores do Município e dos advogados das autarquias e fundações municipais além dos geógrafos, geólogos, desenhistas industriais e comunicadores visuais do município. Ainda foram aprovadas a alteração do vencimento básico inicial dos cargos de Fiscal e Fiscal de Obras e Posturas; a gratificação especial aos Fiscais do Comércio Ambulante quando estiverem em diligência e a gratificação por atuação em local de proteção social na Fundação de Ação Social.

Gratificação única e Expansão


Também foi aprovado pelos vereadores o Projeto que institui gratificação única e variável dos programas de produtividade e qualidade da administração direta, autarquias e fundações municipais. A medida, segundo a prefeitura, é um reconhecimento e valorização do trabalho desempenhado pelos servidores, em especial por atingirem e superarem as metas estabelecidas nos contratos de gestão de 2009 e 2010, processo que se mantém em 2011 e demonstra, já no primeiro quadrimestre, um nível maior de alcance das metas. A gratificação proposta é de R$ 250,00 pagáveis mensalmente. Foi acatada emenda aditiva, para suprir lacuna no projeto.

O último projeto da pauta, que dispõe sobre a expansão do quadro de pessoal da administração direta, autarquias e fundações municipais, foi também aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira. A mensagem prevê a criação de 565 vagas no quadro de pessoal da administração direta e mais 253 no da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). As vagas são para analistas de finanças, arquiteto, assistente social, enfermeiro, médico, engenheiros, entre outros profissionais. A proposta possibilita a futura contratação de mais profissionais por concurso, incluindo portadores de necessidades especiais.

Manifestação dos Servidores

A sessão plenária foi marcada pela pressão exercida por servidores insatisfeitos com os Projetos enviados ao Legislativo. Eles caminharam da prefeitura, onde passaram a manhã, até a Câmara dos Vereadores para acompanhar a votação dos Projetos. Em nota, o Sismuc, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba, divulgou que as reivindicações da classe são a incorporação das remunerações variáveis de todas as categorias e aumento salarial, além da anistia aos servidores que aderiram à paralisação de ontem. Segundo divulgado, os servidores temem desconto no salário pelo dia parado.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite