BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Salamuni protesta com estudantes contra as mudanças no Código Florestal
Cerca de 500 estudantes de ensino médio se reuniram hoje (03) no centro de Curitiba para protestar contra as mudanças no Código Florestal aprovadas pela Câmara.
Fonte Paulo Salamuni - 07/06/2011 - 14h44min Imprimir
Salamuni protesta com estudantes contra as mudanças no Código Florestal

Cerca de 500 estudantes de ensino médio se reuniram hoje (03) no centro de Curitiba para protestar contra as mudanças no Código Florestal aprovadas pela Câmara. Os estudantes se reuniram na Praça Tiradentes e marcharam em direção ao Palácio das Araucárias onde pretendiam entregar ao governador Beto Richa um documento que explica o posicionamento do grupo. O governador, entretanto, não recebeu os representantes por não terem marcado horário com antecedência.

Para o vereador Paulo Salamuni, que participou da manifestação, é essencial que os estudantes secundaristas participem ativamente desta discussão. “Estes estudantes têm muito interesse no assunto, afinal de contas estão discutindo o futuro de suas vidas no planeta. A preservação das florestas hoje é determinante para o futuro do planeta, e preservar as florestas depende da preservação do Código Florestal”, disse o vereador.

Os organizadores idealizaram a manifestação após uma série de aulas que apresentavam as conseqüências das alterações no Código.  Isadora Vanelli, estudante do 3º ano do ensino médio e uma das organizadoras do evento, contou que após a sensibilização deste grupo inicial eles idealizaram a passeata e a divulgaram dentro da escola e por meio das redes sociais, o que possibilitou um número maior de pessoas e a diversidade de colégios representados.

As faixas e as palavras de ordem eram direcionadas ao presidente do Senado, José Sarney e à presidenta Dilma Rousseff. A Sarney pediam que não deixasse o projeto passar pelo Senado da forma como foi aprovado pela Câmara, e à Dilma pediam o veto total ao projeto de lei. Ainda de acordo com Isadora, a ideia de direcionar a passeata à presidenta é para mostrá-la que ela conta com o apoio popular. Desta forma, na hora de um veto total ela terá o respaldo da população.

A maioria dos estudantes questionados afirmou que essa foi a primeira manifestação da qual participaram. Letícia Masiero, estudante de 17 anos que debutava nos protestos de rua sintetizou o poder de mobilização da causa: “querem derrubar nossas florestas”.

Como não puderam ser recebidos nem pelo governador nem por seus assessores, os estudantes marcaram uma reunião com Beto Richa na qual pretendem sustentar seus argumentos contra as modificações do Código Florestal e cobrar um posicionamento do governador.

Foto: Nego Miranda
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite