BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Salamuni lamenta a morte do maestro Mário Garau
Garau foi Regente Titular e fundador de 42 corais, entre os quais os tradicionais corais do Colégio Estadual do Paraná e da Universidade Federal do Paraná.
Fonte Paulo Salamuni - 24/06/2013 - 16h58min Imprimir
Salamuni lamenta a morte do maestro Mário Garau

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni, lamentou a morte do maestro Mário Garau. “Comunicamos aos amigos e cidadãos curitibanos a perda de um dos precursores e ícone do canto coral em Curitiba e no Paraná, maestro Mário Garau”, disse o vereador na sessão plenária desta segunda-feira (24).

Salamuni, que é sobrinho do maestro, lembrou sua trajetória profissional. “Nascido em San Gavino Monreale, na Itália, em 1928, veio para Curitiba em 1955. Foi Regente Titular e fundador de 42 corais, entre os quais os tradicionais e premiadíssimos corais do Colégio Estadual do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. Cidadão Honorário de Curitiba, teve uma história de dignidade, talento e cultura, foi um grande professor. Nos corais pelos quais passou levou o nome de Curitiba, do Paraná e do Brasil ao exterior”, relatou Salamuni.

Garau formou-se em música pelo Conservatório Estatal de Cagliari. Em Curitiba lecionou no Colégio Sion, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e no Colégio Estadual do Paraná. Foi responsável pela instalação do primeiro coral universitário do Brasil, na Universidade Federal do Paraná.

Em 1984, Garau foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A cerimônia, que lotou o auditório do Teatro Guaíra, contou com a apresentação de quatro corais ao mesmo tempo.

Mário Garau morreu no último domingo (23), aos 84 anos.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite