BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Curitiba inaugura monumento pelas liberdades democráticas
Obra da artista plástica Cristina Toniolo Pozzobon e do arquiteto Tiago Balem, é uma iniciativa da Comissão da Anistia, Ministério da Justiça.
Fonte Paulo Salamuni - 20/08/2013 - 16h47min Imprimir
Curitiba inaugura monumento pelas liberdades democráticas

Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (16), na Praça Rui Barbosa, o Monumento pelas Liberdades Democráticas – Monumento à Resistência e à Luta pela Anistia no Paraná, homenagem aos perseguidos políticos pelo regime militar brasileiro.

Obra da artista plástica Cristina Toniolo Pozzobon e do arquiteto Tiago Balem, é uma iniciativa da Comissão da Anistia, Ministério da Justiça (Projeto Marcas da Memória), com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

No evento, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, lembrou a importância de homenagearmos todos aqueles que lutaram pelas liberdades democráticas no País. “Meu saudoso pai dizia que o único animal que insiste em usar a mesma trilha depois de ter encontrado perigos nela é o homem. É para não insistirmos no erro da ditadura, do estado de exceção e da violência que devemos sempre lembrar e valorizar os que conquistaram a democracia no Brasil”, disse.

A inauguração do monumento coincidiu com a passagem, durante esta semana, da 72ª Caravana da Anistia em Curitiba, com uma sessão de homenagens póstumas a 25 ex-presos políticos e seus familiares, entre eles o ex-governador do Paraná José Richa e o ex-prefeito de Curitiba Maurício Fruet, que atuaram no processo de redemocratização do país.

Participaram da cerimônia, na Praça Rui Barbosa, o Secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão; o  reitor Zaki Akel, da Universidade Federal do Paraná; o procurador da Justiça Olympio de Sá Sotto Maior; a secretária Maria Tereza Uille Gomes, da Justiça e Cidadania do Governo do Paraná, além de representantes da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e do Forum Paranaense de Resgate da Memória, verdade e Justiça e das comissões de Anistia do Ministério da Justiça; Nacional da Verdade; dos Mortos e Desaparecidos.

OAB

Na manhã da sexta-feira foi realizada na Ordem dos Advogados do Brasil uma sessão de homenagens a diversos militantes da democracia durante o regime autoritário. 

Nesta cerimônia foi homenageado o pai de Paulo Salamuni, professor Riad Salamuni, primeiro reitor eleito da Universidade Federal do Paraná, por sua atuação em defesa da democracia.

Em seu discurso, Salamuni, relembrou a trajetória de seu pai e enalteceu também a dedicação da jornalista Teresa Urban em defesa do regime democrático. Teresa, que faleceu no último mês de junho, foi uma das homenageadas pela Caravana da Anistia. “Se há alguém que resume o espírito desta época, que simboliza estas lutas, é a Teresa. Seu comprometimento com a democracia, sua ternura e sua capacidade de amar ao próximo foram os pontos que mais se destacaram em sua trajetória”, disse Salamuni.

Também foram homenageados Aldo Fernandes, Amilcar Gigante, Aníbal Abbate Soley, Antonio dos Treis Reis de Oliveira, Coronel Jeferson Cardin, Daniel Carvalho, Enrique Ernesto Ruggia, Ildeu Manso Vieira, Joaquim Pires Cerveira, Joel José de Carvalho, José Idésio Brianezi, José Lavéchia, José Rodrigues Vieira Netto, Jurandir Rios Garçoni, Laudemir Turra, Luiz André Fávero, Noel Nascimento, Onofre Pinto, Régines Prochmann, Riad Salamuni, Teresa Urban, Víctor Carlos Ramos, Walfrido Soares de Oliveira, Otto Bracarense e Walter Alberto Pecoits.

Foto: Prefeitura Munincipal

Com informações do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça.

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite