BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Prefeito e vereadores defendem celebração do Dia da Consciência Negra
O prefeito Gustavo Fruet elogiou a ação da Câmara Municipal na defesa da lei municipal que torna o dia 20 de novembro feriado na capital do Paraná.
Fonte Paulo Salamuni - 21/11/2013 - 14h50min Imprimir
Prefeito e vereadores defendem celebração do Dia da Consciência Negra

Na abertura do Dia da Consciência Negra em Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet elogiou a ação da Câmara Municipal na defesa da lei municipal que torna o dia 20 de novembro feriado na capital do Paraná. “Eu quero agradecer aos vereadores pela decisão que tomaram, pela atitude de levar isso até o fim. Sei que o presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), conduziu a questão com muita responsabilidade. A Câmara Municipal cumpriu a sua parte”, reconheceu o prefeito, durante cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Praça Zumbi dos Palmares. “Às vezes o tensionamento é necessário”, ponderou Fruet.

“Ninguém esperaria que esse debate sobre o feriado provocaria talvez a maior discussão sobre o assunto da consciência negra da história de Curitiba. Mas para isso avançar é preciso que a solução seja construída, não em apenas uma gestão ou em uma geração. Não quero que um assunto tão importante seja objeto de um debate negativo, então vamos buscar o entendimento, inclusive com quem não está hoje aqui na Praça Zumbi dos Palmares. Sou favorável ao feriado, mas agora que a questão foi judicializada vamos esperar as manifestações do Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal”, pontuou o prefeito.

Falando em nome do Legislativo, Salamuni agradeceu aos 15 parlamentares que compareceram à abertura das atividades do Dia da Consciência Negra. “As pessoas tem que entender a dimensão do que estamos fazendo. Precisam olhar por cima da montanha em vez de ficarem rodeando o próprio umbigo”, reclamou o vereador. “Essa mesma Câmara Municipal que aprovou o feriado do Dia da Consciência Negra há pouco tempo discriminava as pessoas pela cor. Multava os brancos e açoitava os negros. Nós vamos continuar brigando para reparar essas injustiças históricas e para defender a constitucionalidade do que aprovamos. Tem que prevalecer a vontade popular”, defendeu Salamuni.

Hoje o município lançou a campanha “16 Dias de Ativismo”, período que começa no Dia da Consciência Negra e vai até o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro. Durante a campanha, várias ações de conscientização serão feitas pela prefeitura de Curitiba, inclusive pelo fim da violência contra as mulheres. “Ainda existem injustiças na cidade. Curitiba  precisa discutir muito a inclusão social, pois tem regiões da cidade sem escolas e unidades de saúde”, admitiu o prefeito Gustavo Fruet.

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite