BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Com frota de veículos elétricos, Curitiba dá a largada para programa de mobilidade sustentável
Os veículos serão destinados à Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto Curitiba de Turismo.
Fonte Paulo Salamuni - 12/02/2014 - 15h18min Imprimir
 Com frota de veículos elétricos, Curitiba dá a largada para programa de mobilidade sustentável

Curitiba deu nesta quarta-feira (12) um passo importante para a implantação de um programa de mobilidade urbana sustentável e para o cumprimento da meta de reduzir a emissão de gases tóxicos. Em parceria com a Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria do Automóvel) de Portugal, a Prefeitura lançou o projeto Curitiba Ecoelétrico, que na primeira etapa vai incorporar à frota do Município dez carros e três micro-ônibus movidos a eletricidade.
 
Os veículos, cedidos ao município em comodato, farão de Curitiba a cidade brasileira com a maior frota de veículos elétricos em uso no serviço público. A utilização pelo Município consistirá num projeto piloto para o aperfeiçoamento e expansão do sistema. Os veículos serão destinados à Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto Curitiba de Turismo.
 
“Como prefeito de Curitiba, sou o guardião de uma página bonita da gestão pública. Esta parceria representa a valorização da questão ambiental e o respeito ao ser humano, na medida em que a busca de alternativas menos poluentes proporciona melhor qualidade de vida para a população”, disse o prefeito Gustavo Fruet.

O vereador Paulo Salamuni, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, disse que para ele, como parlamentar do Partido Verde, é uma satisfação ver os protótipos funcionando na cidade de Curitiba. “Como membro do PV, participei ativamente da discussão do Plano de Governo do Gustavo Fruet na área ambiental, fico muito satisfeito em ver o plano sendo colocado em prática", comemorou.  
 
 De acordo com a vice-prefeita, Mirian Gonçalves, o Curitiba Eco-elétrico – que também envolve a Urbs, o Ippuc e outras secretarias – faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que prevê a implantação de modais de transporte de nova geração, com baixo impacto ambiental. Também representa uma das primeiras iniciativas da Prefeitura para cumprir as recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul, na semana passada.
 

 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite