BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Câmara recebe visita de cônsules do Peru
De acordo com o cônsul-geral, estabelecido no Rio de Janeiro, o objetivo da visita a Curitiba é firmar parcerias comerciais.
Fonte Paulo Salamuni - 11/11/2014 - 11h46min Imprimir
Câmara recebe visita de cônsules do Peru

A Câmara de Curitiba recebeu, na tarde desta quinta-feira (06), a visita do cônsul-geral da República do Peru, Rolando Ruiz, do cônsul honorário do Peru no Paraná, Luiz Henrique Sossella Costa Lima e do presidente da Associação Peruana Brasileira em Curitiba, Francisco Rafael Sagasti Miller. A comitiva foi recebida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV).

De acordo com o cônsul-geral, estabelecido no Rio de Janeiro, o objetivo da visita a Curitiba é firmar parcerias comerciais. “O Escritório Comercial do Peru realizou, na noite de ontem, um evento com empresários curitibanos com o intuito de expandir a pauta de comércio entre os dois países”, disse.

Na Câmara, os cônsules conversaram com o presidente Paulo Salamuni sobre as peculiaridades da administração municipal nos dois países. Ruiz contou que no Peru os cidadãos elegem, além de prefeitos e vereadores, subprefeitos e parlamentos relacionados a cada uma destas subprefeituras. “Em Lima, por exemplo, existe um prefeito e uma Câmara de Vereadores central com 40 parlamentares. Além disso, a população elege outros 42 subprefeitos com sua respectiva Câmara, e cada subdivisão conta com orçamento próprio”, explicou.

Paulo Salamuni falou à comitiva sobre os desafios da gestão metropolitana. “Atualmente Curitiba está inserida em uma metrópole composta por 29 municípios. Alinhar diretrizes para o planejamento e execução de políticas públicas para 29 estruturas políticas e administrativas autônomas é um desafio enorme”, disse.

Já o cônsul honorário do Peru no Paraná, agradeceu a recepção e disse que a Câmara de Curitiba sempre desempenha um papel importante na recepção de missões peruanas na capital.

Visitantes de Cusco

No último dia 28, a Câmara recebeu também a visita de uma comitiva de autoridades políticas da cidade de Cusco, no Peru. Liderada pelo alcaide de Cusco – cargo semelhante ao de prefeito aqui no Brasil – Carlos Moscoso Perea, a missão tinha o objetivo de tratar de possíveis parcerias de intercâmbio e convênios tecnológicos entre a cidade de Cusco e a capital paranaense.

 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite