BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Primeiro Grupo Escoteiro do projeto Escotismo na Escola é fundado em Curitiba
Esse primeiro grupo é sediado na Escola Estadual Manoel Ribas, no Prado Velho, e conta com a participação de 24 jovens.
Fonte Paulo Salamuni - 20/09/2011 - 20h31min Imprimir
Primeiro Grupo Escoteiro do projeto Escotismo na Escola é fundado em Curitiba

Foi fundado nesta quinta-feira (20) o Grupo Escoteiro Zilda Arns – 300/UEB-PR, o primeiro do programa Escotismo na Escola, uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a União dos Escoteiros do Brasil – Região Paraná (UEB-PR), que visa à criação de Grupos Escoteiros em escolas públicas estaduais do Paraná. Esse primeiro grupo é sediado na Escola Estadual Manoel Ribas, no Prado Velho, e conta com a participação de 24 jovens. Na fundação do grupo, quatro desses jovens fizeram suas promessas escoteiras.

Neste primeiro Grupo os 24 jovens participantes foram escolhidos de acordo com sua capacidade de liderança. Segundo Wilson João Marcionílio Alves, diretor da escola, essa é uma maneira de formar líderes escoteiros dentro do próprio ambiente escolar para que os outros alunos possam participar com naturalidade e entusiasmo do escotismo. O diretor ressaltou que o método escoteiro proporcionará o fortalecimento do espírito de grupo e de amizade na comunidade escolar, além de diminuir a evasão e melhorar a qualidade da educação.

Na cerimônia estavam presentes o secretário estadual de Educação e vice-governador do Estado, Flávio Arns e o vereador e presidente da União dos Escoteiros do Brasil- Região Paraná, Paulo Salamuni, além de diversos integrantes do movimento escoteiro e da Secretaria de Educação. Para Flávio Arns este programa vai incrementar a qualidade da educação nas escolas. “O que está acontecendo aqui nesta escola hoje nós queremos levar para o maior número possível de municípios”, disse.

Arns lembrou ainda que quando sua tia Zilda Arns – que dá nome ao Grupo Escoteiro – era velada no Palácio Iguaçu, os Escoteiros do Paraná, organizados por Paulo Salamuni, foram ao velório e prestaram homenagens escoteiras. Arns disse ser grato a essa atitude e contou que Zilda Arns estaria muito feliz com essa iniciativa de escotismo nas escolas e por ser homenageada pelo grupo.

Para Paulo Salamuni esta iniciativa é fruto de anos de trabalho e parceria entre o movimento escoteiro e o então senador Flávio Arns, que já foi presidente da União Parlamentar Escoteira do Brasil (UPEB). “O Flávio é a pessoa certa no lugar certo. Essa parceria é benéfica a todas as instituições envolvidas: escolas, movimento escoteiro e Secretaria de Educação, comunidade local, mas é benéfica, sobretudo, aos jovens paranaenses. Sem dúvidas, as escolas com escotismo formarão melhores cidadãos, mais participativos, solidários e úteis à comunidade”, afirmou.

José Mário Moraes e Silva, diretor de projetos da UEB-PR, disse que essa parceria proporcionará aos alunos maiores oportunidades de inserção social e profissional, além de trazer novas expectativas para o futuro desses alunos. “É, por um lado, uma maneira de formarmos melhores cidadãos e, por outro, uma possibilidade de expandirmos o movimento escoteiro e integrá-lo de maneira mais efetiva à sociedade”. Moraes e Silva disse ainda que o programa tem como meta a criação de 58 Grupos Escoteiros em escolas estaduais até 2013 e que em 10 anos todos os municípios do Paraná devem ser abrangidos pelo programa.

Sônia Alessandra Domingues, uma das novas escoteiras, disse estar muito contente por ter sido escolhida como monitora de uma patrulha. “Sinto que isso vai ser muito importante para o meu futuro”, avaliou. A mãe da Jovem, Rosa Domingues, mostrou-se muito emocionada. “Tudo está acontecendo tão de repente, que eu nem sei explicar. Mas, sem dúvida nenhuma, será uma boa experiência para ela”, ressaltou.
 
 
Com informações da Seceretaria Estadual de Educação
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite