BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Salamuni participa de debate sobre reforma política na Uninter
Salamuni defendeu que para haver uma reforma política eficaz ela deve ser precedida, invariavelmente, por uma reforma partidária.
Fonte Paulo Salamuni - 23/09/2011 - 20h28min Imprimir
Salamuni participa de debate sobre reforma política na Uninter

O vereador Paulo Salamuni participou, na noite desta sexta-feira (23), de um debate sobre reforma política na Uninter. O evento era parte da Jornada Acadêmica de Ciência Política e Relações Institucionais, organizado pelos alunos e professores da instituição. No debate, Salamuni dividiu a mesa com o professor de Ciências Políticas na Universidade Federal do Paraná, Emerson Cervi.

Salamuni defendeu que para haver uma reforma política eficaz ela deve ser precedida, invariavelmente, por uma reforma partidária. “Os partidos, se continuarem estruturados da forma como estão, concentrados nas mãos de poucos – cujos interesses não são democráticos – impedirão a eficácia de qualquer medida adotada pela reforma política.

Em sua fala, Salamuni reafirmou o posicionamento defendido pelo Partido Verde acerca das propostas de reforma política. Os cinco pontos apresentados pelo vereador são: fortalecimento da democracia direta; fortalecimento da democracia participativa; reforço da democracia representativa ; democratização das informações e democratização do judiciário.

Em sua fala o professor Emerson Cervi alertou para os perigos do voto distrital e disse o que são, em sua opinião, os dois absurdos da democracia brasileira: as coligações nas eleições proporcionais e a suplência do cargo de senador, que independe dos votos dos eleitores.

Na platéia estavam presentes o embaixador Hermano Telles Ribeiro, o ex-vereador Aziel Pereira e o jornalista Rafael de Lala, que contribuíram para o debate com intervenções e questionamentos.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite