BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
União dos Escoteiros do Brasil completa 87 anos
Fundada em 04 de novembro de 1924, a União congrega todos aqueles que praticam o escotismo no Brasil.
Fonte Paulo Salamuni - 04/11/2011 - 16h16min Imprimir
União dos Escoteiros do Brasil completa 87 anos

A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) completa 87 anos de existência nesta sexta-feira (04). Fundada em 04 de novembro de 1924, a União congrega todos aqueles que praticam o escotismo no Brasil. Para Paulo Salamuni, que presidiu a instituição entre 2002 e 2009, essa data é representativa para demonstrar a força do Movimento Escoteiro no Brasil.

“Neste dia em que a UEB completa 87 anos de sua fundação, na qualidade de ex-presidente nacional da UEB, e atual presidente da UEB – Região do Paraná, falo com a mais absoluta convicção que precisamos continuar construindo e mantendo a unidade dos escoteiros do Brasil em torno da UEB. Isto foi um pedido expresso por parte do fundador, Baden Powell e de figuras de renome nacional, dentro e fora do escotismo, que viram todas as vantagens na unidade do escotismo brasileiro. Nunca é demais lembrar que cada adulto que faz a sua Promessa Escoteira, promete por ela servir à União dos Escoteiros do Brasil.

História

A partir da ideia que os militares da Marinha do Brasil trouxeram da Inglaterra, um grupo de interessados reuniu-se no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, e fundou o Centro de Boys Scouts do Brasil, sendo esta iniciativa e esta data reconhecidas como início do Escotismo no país.

Ao se iniciar a década de vinte havia considerável número de instituições escoteiras no Brasil. O chefe Benjamim Sodré, o Velho Lobo, que mantinha uma seção sobre Escotismo na Revista infanto-juvenil "O TICO TICO", publicou na edição do dia 23 de janeiro de 1924 um artigo que refletia a conjuntura do Escotismo àquela época.

No dia 7 de setembro de 1924, o Padre Leovigildo França, vice-presidente da Associação de Escotismo Católico, proferiu palestra sobre o Jamboree Mundial realizado em Copenhague, Dinamarca, do qual participou como chefe da delegação do Brasil. Sua conferência deu uma impressão muito nítida do que foi aquela grande concentração escoteira mundial. O Velho Lobo assistiu à apresentação e, comovido, afirmou:"Para o futuro, o Brasil se deve representar, em qualquer reunião internacional, não por uma delegação de uma de suas Associações, mas por uma Delegação de Escoteiros do Brasil".

A seguir renovou o seu apelo feito em janeiro em "O TICO-TICO" e remeteu cartas ou fez contatos pessoais com os principais responsáveis pelas instituições escoteiras, convocando-os para se reunirem com o fim de criarem uma Associação Nacional do Escotismo Brasileiro.

Com exceção do representante da Associação Brasileira de Escoteiros, de São Paulo, todos os demais atenderam ao convite, e passaram a se reunir seguidamente. Em razão do grande interesse e a boa vontade de todos, a tarefa foi fácil e, em 4 de novembro de 1924, foi fundada a UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL.

Até 1928 a Associação Brasileira de Escoteiros, dirigida por Mário Cardim – um dos pioneiros do Escotismo no país – manteve-se afastada da UEB, mas atendendo a uma conclamação feita pelo próprio Fundador Baden-Powell, em carta escrita em 13 de junho de 1928, em que insistia para que todo o Escotismo Brasileiro se unisse à União dos Escoteiros do Brasil, reconhecida por B-P e pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro como a única organização escoteira do país, finalmente a ABE integrou-se como parte da UEB, que passou a reunir todos os que praticam escotismo em nosso país.

Com informações da UEB.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite